O trabalho será realizado nos 5 municípios de abrangência da Regional de Educação de Itapiranga. Por ser uma política federal bastante ampla, o avanço será gradativo. Conforme o Agente de Governança Regional, Jaime Klein, o trabalho já iniciou no município sede e será ampliado para São João do Oeste, Tunápolis, Santa Helena e Iporã do Oeste.
Ele considera relevante debater a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escola Quilombola. O Agente de Governança afirma que o objetivo é fortalecer ações e programas educacionais voltados à superação das desigualdades étnico-raciais na educação brasileira e à promoção da política educacional para a população quilombola.
Jaime Klein reconhece que na região não existem alunos com identificação quilombola, porém o trabalho será feito da mesma forma. Até 2027, o governo federal vai investir R$ 1,5 bilhão visando impactar a educação no país. De acordo com o Agente de Governança Regional, a superação do racismo no campo da educação exige ações em diversas frentes, para combatê-lo em suas manifestações estruturais, institucionais e individuais.
Ao aderir à política, a Regional de Educação busca fortalecer e colocar em prática as ações e determinações desta política para superação das desigualdades étnico-raciais. Entre os objetivos da política, estão estruturar um sistema de metas e de monitoramento.
A Política de combate ao racismo vai ter amplo debate e também formação para os professores. Objetivo é ter profissionais em gestão educacional e educação para relações étnico-raciais e educação escolar quilombola. Segundo o Agente de Governança Regional, Jaime Klein o desafio é obter uma resposta a práticas racistas no ambiente escolar e universitário.
Cita a importância de assegurar o direito à educação de qualidade a todas as crianças e a todos os jovens e adultos. Não haverá mudança na grade curricular, apenas ajustes para o novo foco no combate ao racismo. Klein destaca que principalmente na disciplina de história, em que a educação brasileira passa a partir da visão europeia, os professores devem falar também sobre a origem africana, retratando sua história dos colonizados. Conforme Jaime Klein o avanço nesta política será gradativo, porém com metas bem contundentes.
Fonte: Portal Peperi
Saer transfere idoso de São João do Oeste para Hospital de Xanxerê em 25 minutos
Lula zera imposto e subsidia diesel para conter alta do petróleo
Prefeitura de SMO discute com DNIT melhorias no trevo da BR-282 com a SC-163
Réu pela morte de Catarina Kasten depõe em audiência e responde apenas à defesa
Patrimônio de Vorcaro cresceu R$ 1,2 bilhão em um ano, revelam declarações ao IR
Após problemas em Itapiranga, Corpo de Bombeiros lança aplicativo para acionar 193
ADEFISMO realiza assembleia para eleger nova diretoria em São Miguel do Oeste
Começa nesta quinta-feira o Liquida Inverno Iporã
Homem que foi encontrado morto dentro de carro, é identificado