A escola localizada na comunidade de Conceição, interior de Itapiranga, conta com projetos de sustentabilidade voltados para a educação do campo. O educandário estava na escalada para encerrar as atividades por falta de alunos. A gestão compartilhada entre governos estadual e municipal mudou o cenário. O currículo tem foco na realidade onde os alunos estão inseridos e por isso desperta grande interesse.
Conforme o Diretor da escola Ludgero Wiggers, Paulo Ricardo Vergütz, o espaço é de cinco mil metros quadrados de área verde e disponível para projetos alternativos de salas de aula não convencionais. “Isso permite trabalhar a preservação do meio ambiente, sustentabilidade e a produção de alimentos” comenta.
O Diretor da escola Ludgero Wiggers destaca ainda que o objetivo é fortalecer o olhar que as pessoas precisam ter com o meio ambiente, reaproveitando ou proporcionar um destino adequado para diversos materiais. A escola registra grande participação nas atividades sustentáveis, pois os alunos já possuem convívio neste ambiente em suas propriedades.
Segundo Vergütz, as sobras de resíduos orgânicos são destinadas para compostagem, gerando vários benefícios nos projetos desenvolvidos na escola. “Os materiais são transformados em adubos liquido e sólido e posteriormente utilizados na horta escolar” explica.
Projetos diferenciados transformam a escola Ludgero Wiggers em um espaço de sustentabilidade com várias ações envolvendo os alunos. De acordo com o Diretor, Paulo Ricardo Vergütz, os projetos alternativos também apresentam a horta escolar com produção de humos para jardinagem e laboratório sintrópico.
O Diretor menciona que o sucesso é constatado também pelo fato dos alunos estarem reproduzindo projetos nas propriedades, na criação de horta, criação de abelha sem ferrão e captação de água da chuva, projetos que são desenvolvidos na escola e reproduzido nas propriedades agrícolas.
Rotary Club de São Miguel do Oeste empossa nova diretoria para o ano rotário 2026/2027
Livro sobre Olímpio Dal Magro resgata a história de um dos pioneiros de São Miguel do Oeste
Arraial Cedrense movimenta São José do Cedro com programação cultural e entrada gratuita
Estatais acumulam déficit de R$ 7,4 bilhões até maio, aponta Banco Central
Adolescente que matou colega em escola de Chapecó será internado, decide Justiça
Justiça determina suspensão de anúncios contra Jorginho Mello nas redes sociais
Campo Erê lança pedra fundamental de laboratório fitoterápico com investimento de R$ 4,5 milhões
Semana dos Pioneiros reúne 4 mil idosos em Itapiranga
Sindicato dos Produtores Rurais diz que Plano Safra deixou a desejar em vários pontos
Autuações por embriaguez ao volante caem 20% nas rodovias do Extremo Oeste em 2025
Grêmio Alto Guamerim recebe Vasco do São Sebastião na decisão do Campeonato Master
Ex-prefeito de Itapiranga morre em Florianópolis