Projeto estimula empatia e fortalece relações entre alunos em escola de Itapiranga

Por Ricardo do Nascimento, Itapiranga

Compartilhar
Projeto estimula empatia e fortalece relações entre alunos em escola de Itapiranga

A Escola de Ensino Fundamental Porto Novo recebe destaque nacional pelo desenvolvimento de um projeto para melhorar a convivência entre os alunos. O projeto Monstrinhos da Porto Novo: Aprendendo a Conviver foi lançado no ano passado com objetivo de trabalhar a convivência escolar, abordando questões relacionadas ao bullying, respeito às diferenças e preconceito. Foram envolvidos alunos do primeiro ao nono ano, em atividades interdisciplinares.

Conforme a Orientadora Educacional, Franciele Thomé, o projeto consistia na criação de monstrinhos do bem, com figuras desenhadas e histórias escritas pelos estudantes. O que seria somente uma apresentação aos alunos, funcionou tão bem que a escola decidiu juntar as histórias e colocar em um livro. Com auxílio de fundos sociais e parcerias com empresas, foi viabilizada a entrega de exemplares para os alunos no final do ano passado.

Para este ano, o Grêmio Estudantil teve a iniciativa de dar voz aos estudantes e personagens criados. É desenvolvida a segunda etapa do projeto, agora Monstrinhos em Ação, com objetivo de levar as histórias para além dos livros.

Segundo a Orientadora, está prevista a contação das histórias em diferentes ambientes da escola, além de apresentações teatrais envolvendo o trabalho dos estudantes. Franciele Thomé avalia que questões que precisam ser trabalhadas diariamente em busca de empatia e respeito fortalecendo uma cultura de paz.

A Orientadora Educacional salienta que os alunos estão em dois períodos na escola e possuem maior tempo de convivência. O projeto envolve o Serviço de Orientação Educacional, Arte, Língua Portuguesa, Literatura e Informática.

A iniciativa recebeu, inclusive, destaque federal. O Ministério da Educação selecionou 1.081 experiências de todo o Brasil para inspirar outras redes de ensino a implementarem ações em prol da diversidade, inclusão e equidade. A divulgação das práticas ocorre no segundo semestre, com painéis divulgados pelo MEC. O projeto Monstrinhos da Porto Novo está entre os selecionados.

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi