Os alunos dos anos iniciais da rede municipal de ensino de Itapiranga estão lendo mais. O projeto desenvolvido pela Secretaria de Educação para fomentar a leitura por meio da contação de histórias, praticamente dobrou o número de livros retirados neste ano. O projeto Árvore do Conhecimento foi criado em 2023 e neste ano teve um aumento significativo na participação de alunos, especialmente nas escolas do centro da cidade.
O trabalho consiste em alunos realizarem o empréstimo de livros da Biblioteca Pública Municipal e, na semana seguinte, contarem a história para um professor. No ano passado, foram pouco mais de 400 livros contados pelos estudantes do primeiro ao quinto ano da rede pública. Em 2025, o número chega a quase 800 livros.
Conforme a Coordenadora da Biblioteca Municipal Rui Barbosa, Clenice Becker, devido aos bons resultados, o projeto já foi ampliado. “Pensando em ampliar as atividades, a Secretaria de Educação destinou mais uma profissional para realizar este trabalho nas escolas de bairros e interior” destaca.
Ainda ocorre parceria com escolas privadas, que participam do projeto. Somente nas três escolas do centro da cidade, sendo duas privadas e uma pública, o projeto impactou aproximadamente mil alunos desde a criação do projeto.
A Coordenadora menciona que a projeção para 2026 é continuar realizando o trabalho, com incrementos, especialmente em um sistema próprio para o controle de saídas de livros.
De acordo com Clenice Becker, o número de empréstimos de livros para todas as idades chega a mais de 23 mil exemplares neste ano. O dado supera 50% de todo o acervo público, que chega a 40 mil livros.
Fonte: Portal Peperi
Saer transfere idoso de São João do Oeste para Hospital de Xanxerê em 25 minutos
Lula zera imposto e subsidia diesel para conter alta do petróleo
Prefeitura de SMO discute com DNIT melhorias no trevo da BR-282 com a SC-163
Réu pela morte de Catarina Kasten depõe em audiência e responde apenas à defesa
Patrimônio de Vorcaro cresceu R$ 1,2 bilhão em um ano, revelam declarações ao IR
Após problemas em Itapiranga, Corpo de Bombeiros lança aplicativo para acionar 193
ADEFISMO realiza assembleia para eleger nova diretoria em São Miguel do Oeste
Começa nesta quinta-feira o Liquida Inverno Iporã
Homem que foi encontrado morto dentro de carro, é identificado