Projeto Castração atende cerca de 200 cães e gatos em Descanso

Por Ricardo Orso, São Miguel do Oeste

Compartilhar
Projeto Castração atende cerca de 200 cães e gatos em Descanso

O Município de Descanso realizou nesta terça-feira, 1º, mais uma etapa do Projeto Castração, com atendimento de cerca de 200 cães e gatos. A ação integra o programa estadual Pet Levado a Sério e busca contribuir para o controle populacional e o bem-estar dos animais.

Além da castração, todos os animais atendidos receberam microchip. O dispositivo é implantado sob a pele, entre as escápulas, e possui um código único que pode ser identificado por meio de um leitor específico.

A tecnologia permite relacionar o animal aos dados de seu responsável, facilitando a identificação em situações de perda, abandono ou necessidade de acompanhamento. O microchip não funciona como GPS ou rastreador, mas como uma forma permanente de identificação.

De acordo com a médica veterinária Beatriz Holdefer, a castração contribui para reduzir o abandono e evitar ninhadas não planejadas.

“A castração é uma medida de prevenção e de responsabilidade, que traz benefícios tanto para os animais quanto para toda a comunidade”, destaca.

Aliada à castração, a microchipagem amplia a possibilidade de identificação e acompanhamento dos animais atendidos pelo projeto.

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi