O Programa Porta Aberta realiza nesta semana, em São Miguel do Oeste, uma série de formações voltadas à governança migratória, recrutamento ético, mediação intercultural e comunicação no contexto das migrações. As atividades são promovidas pelo SESI, em parceria com a Agência da ONU para as Migrações (OIM), Prefeitura de São Miguel do Oeste e Associação Empresarial de São Miguel do Oeste (Acismo).
A programação inicia no dia 22 de maio, com a continuidade da trilha formativa voltada ao setor privado. O encontro abordará documentação migratória para contratação e será realizado das 8h às 12h, no espaço de coworking da Acismo. A formação é direcionada a diretores de empresas e profissionais de Recursos Humanos, com foco na qualificação das empresas para processos de contratação de migrantes de forma ética, segura e alinhada à legislação vigente.
Ainda no dia 22, das 13h30 às 17h, será realizada a formação “Jornalismo no Contexto das Migrações”, destinada a jornalistas, influenciadores, assessorias de imprensa e profissionais de marketing das empresas. O objetivo é promover reflexões sobre comunicação responsável, combate à desinformação e produção de conteúdos relacionados às migrações com abordagem ética e humanizada.
Nos dias 23 e 24 de maio, o Senai Lab recebe a Formação de Mediadores Interculturais, voltada a migrantes, gestores públicos, educadores, empresários e profissionais que atuam ou pretendem atuar na mediação entre diferentes culturas e comunidades. A programação ocorre no dia 23, das 15h às 19h, e no dia 24, das 9h às 12h e das 13h às 18h.
As ações integram o Programa Porta Aberta, iniciativa desenvolvida de forma piloto no Extremo Oeste com foco no fortalecimento da governança migratória, acolhimento humanizado, integração social e qualificação do setor público e privado para o atendimento à população migrante. As vagas são limitadas.
São João do Oeste foca em agendamento de serviços para maior eficiência no interior
Guaraciaba inicia demarcação para ampliar acesso ao desvio da BR-163
Lei Maria da Penha poderá proteger mulher mesmo sem vínculo com agressor
São Miguel do Oeste recebe etapa mesorregional do Dança Catarina nesta sexta-feira
Homem condenado a 27 anos de prisão por estupro de vulnerável é detido pela PM em Saltinho
Justiça deve decidir em até cinco dias pedido de soltura de mulher acusada de fingir ter 12 anos
MPSC questiona mudanças no regimento da Câmara de Iraceminha
Massa de ar polar derruba temperaturas e pode provocar geada em SC
Pai e dois filhos que morreram em acidente na SC-305 seguiam para treino de futsal; Campo Erê decreta luto oficial
Negros são 15,61% dos candidatos em SC e maioria disputa vagas para deputado
MP denuncia 164 suspeitos ligados ao PCC após megaoperação em SC
Adolescente é apreendido após fugir de abordagem da PM em São Miguel do Oeste