Na manhã desta terça-feira, 23, os professores da rede municipal de ensino de São José do Cedro tiveram uma palestra de capacitação sobre o transtorno do espectro autista no auditório do colégio Cemeg. A capacitação continuada teve o envolvimento de professores de alunos maiores de quatros anos de idade.
Segundo a palestrante e mestre na área, Sodryane de Jesus, a apresentação foi de modo amplo com aprofundamento do que é a educação especial. A palestra teve como objetivo sanar as dúvidas em comum entre os professores sobre as principais características, angústias e anseios dos alunos especiais.
Para a palestrante, é necessário abordar o assunto passo a passo, tendo em vista que ainda é preciso amadurecer e ampliar o debate sobre o autismo nas escolas. Ela lembrou que nos dias atuais as crianças com autismo têm ingressado mais cedo nas unidades escolares, desta forma possibilitando uma capacitação especial para evolução do aluno.
Durante a palestra, a principal dúvida dos professores foi sobre como abordar o assunto com os pais depois que a escola identificou um aluno com possível transtorno de espectro autista. A palestrante explicou que mostrou os métodos, formas de abordar um assunto que muitas vezes pode impactar a família
Sodryane de Jesus ainda lembrou que o número de diagnósticos de autismo tem aumentado nos últimos anos nos espaços escolares, principalmente. Além disso, ela destacou que as turmas também têm elevado o número de estudantes, chegando a 30 alunos por turma.
Para Sodryane, todo tema desconhecido pelos profissionais podem causar desconforto e preocupar a unidade, mas com aprofundamento no assunto as soluções ficam menos difíceis de serem encontradas.
Fonte: Portal Peperi
Mulher fica ferida após ser atropelada na faixa de pedestres no Centro de São Miguel do Oeste
Prefeitura busca formas de ampliar negócios com MEIs de São João do Oeste
UNOESC promove exposição e palestra sobre felinos da fronteira durante o Dia do Meio Ambiente
Prefeitura reforça sinalização viária para aumentar segurança no centro de São José do Cedro
Curso de busca com cães reúne forças de segurança na Praça Central de São Miguel do Oeste
Obras de asfalto na Linha Liso são autorizadas em Guaraciaba
Bairro Andreatta receberá novas obras de pavimentação em São Miguel do Oeste
Prefeitura de SMO autoriza R$ 1,5 milhão em obras de reforma e ampliação em escolas
Polícia Ambiental amplia fiscalização contra a pesca fora do período da piracema
São Miguel promove ação de conscientização contra a violência à pessoa idosa neste sábado
Moção na Câmara pede estudo para construção de Arena Multiuso no Campo Montese
Vereadora solicita estudo para revitalização e melhorias na Avenida Salgado Filho