A previsão do tempo mantém SC em alerta máximo para chuva forte pelo menos até quarta-feira (31). Em vídeo divulgado nas redes sociais, o governador Jorginho Mello citou que em algumas regiões os acumulados podem chegar a 200 milímetros. Nesta segunda (29), Florianópolis enfrentou enxurrada em vários pontos. A cidade registrou em três horas o volume esperado para um mês inteiro.
De acordo com a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, a previsão indica dois momentos mais críticos. O primeiro, que já se confirmou, foi entre a noite desta segunda e a madrugada de terça (30). O segundo, porém, deve ocorrer entre a tarde e a noite de terça, persistindo até a madrugada da quarta. O órgão não descarta que se repitam os acumulados já registrados nesta segunda.
Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte devem ser, novamente, as regiões com mais chuva.
A meteorologista Nicolle Reis, do governo do Estado, explica que o cenário é fruto de uma combinação bem comum nesta época do ano: os temporais típicos de verão e a circulação marítima.
— A circulação é o que está reforçando a umidade e gerando esses volumes extremamente elevados. Seguimos com risco muito alto para alagamentos, enxurradas e deslizamentos nessas áreas. Provavelmente vamos passar dos 200 mm — cita.
Ela reforça a orientação para que as pessoas não tentem atravessar áreas alagadas, para evitar acidentes. No começo deste mês, uma família tentou cruzar uma rua tomada pela água e o carro acabou sendo arrastado. O casal e o filho deles, um bebê, morreram afogados.
Além do risco para alagamentos e deslizamentos, as autoridades não descartam casos de queda de galhos e árvores e destelhamentos. Isso porque os temporais previstos para os últimos dias de 2025 devem ser acompanhados por raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.
As temperaturas diminuem em todas as regiões, com máximas em torno de 32°C.
Fonte: Portal Peperi
Carros colidem, um capota e três pessoas são encaminhadas ao hospital em Campo Erê
Desfile Cultural da 47ª Oktoberfest reúne grande público em Itapiranga
Urnas eletrônicas são entregues aos locais de votação em São Miguel do Oeste
Stammtisch reúne grande público em dia de desfile da Oktoberfest
Justiça Eleitoral inicia distribuição de urnas aos locais de votação da Comarca de Itapiranga
Juiz Eleitoral destaca preparativos finais para eleição na 65ª Zona Eleitoral, em Itapiranga
Corpo de Bombeiros realiza simulado de acidente de trânsito em Campo Erê
Sorteio da Mega-Sena é antecipado para este sábado e pode pagar R$ 82 milhões
Soberanas de Tunápolis visitam a região para divulgação da Semana de Incentivo à Leitura e Cultura
Polícia Federal apreende R$ 305 mil após saque em banco e investiga suspeita de crime eleitoral
Duas crianças ficam soterradas após escada desabar em SC
47ª Oktoberfest tem várias atrações neste sábado em Itapiranga