A previsão do tempo mantém SC em alerta máximo para chuva forte pelo menos até quarta-feira (31). Em vídeo divulgado nas redes sociais, o governador Jorginho Mello citou que em algumas regiões os acumulados podem chegar a 200 milímetros. Nesta segunda (29), Florianópolis enfrentou enxurrada em vários pontos. A cidade registrou em três horas o volume esperado para um mês inteiro.
De acordo com a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, a previsão indica dois momentos mais críticos. O primeiro, que já se confirmou, foi entre a noite desta segunda e a madrugada de terça (30). O segundo, porém, deve ocorrer entre a tarde e a noite de terça, persistindo até a madrugada da quarta. O órgão não descarta que se repitam os acumulados já registrados nesta segunda.
Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte devem ser, novamente, as regiões com mais chuva.
A meteorologista Nicolle Reis, do governo do Estado, explica que o cenário é fruto de uma combinação bem comum nesta época do ano: os temporais típicos de verão e a circulação marítima.
— A circulação é o que está reforçando a umidade e gerando esses volumes extremamente elevados. Seguimos com risco muito alto para alagamentos, enxurradas e deslizamentos nessas áreas. Provavelmente vamos passar dos 200 mm — cita.
Ela reforça a orientação para que as pessoas não tentem atravessar áreas alagadas, para evitar acidentes. No começo deste mês, uma família tentou cruzar uma rua tomada pela água e o carro acabou sendo arrastado. O casal e o filho deles, um bebê, morreram afogados.
Além do risco para alagamentos e deslizamentos, as autoridades não descartam casos de queda de galhos e árvores e destelhamentos. Isso porque os temporais previstos para os últimos dias de 2025 devem ser acompanhados por raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.
As temperaturas diminuem em todas as regiões, com máximas em torno de 32°C.
Fonte: Portal Peperi
Câmara aprova repasse por aluno para Apae e Apas e projeto segue para sanção do prefeito
Manutenção da prisão de Daniel Vorcaro e novo advogado aumentam pressão por delação
Mais de 190 pontos em praias estão próprios para banho em SC
Celesc vai cortar cabos de operadoras clandestinas em postes de SC
Médicos de Bolsonaro revelam risco de “evento potencialmente mortal” com broncopneumonia
Postos de combustíveis de Itapiranga registram falta de óleo diesel comum
ACEPRO promove brechó solidário neste sábado em São José do Cedro
CASAN orienta moradores sobre limpeza de fossas em Descanso
Vereadores pedem reforço na iluminação do trevo da BR-282 com a SC-163