O coordenador da defesa civil, Douglas Ribeiro, afirma que a falta de chuvas segue preocupando toda a região há alguns meses, mas a situação está grave porque, além dos animais, agora as pessoas também estão sofrendo. Ele afirma que as precipitações registradas foram boas para a agricultura, principalmente para pastagem, no entanto o volume não foi suficiente para aumentar o nível dos rios de onde há captação.
Douglas cita que as fontes superficiais como poços menos profundos e os bebedouros já estão secas. Cerca de 90 por cento das propriedades possuem esse tipo de sistema e estão necessitando do auxílio. O caminhão-pipa abastece uma caixa de água de um sistema coletivo para 32 famílias a cada dois dias com dez mil litros. Outras 20 propriedades atendidas ficam na região da Linha Colônia. Ribeiro informa que existe previsão de chuva para as próximas semanas, mas novamente com nível insuficiente para que o abastecimento seja regularizado.
O Extremo Oeste não registra chuvas em nível suficiente há pelo menos oito meses. O coordenador da Defesa Civil, Douglas Ribeiro, afirma que a estiagem é comum e esperada e por isso o importante são as medidas de enfrentamento. Ele lembra que entre agosto e setembro do ano passado houve dificuldade no abastecimento de famílias na cidade e interior também com distribuição de água potável. Na sequência, no final do ano, houve certa estabilidade nas precipitações, mas, novamente, o volume esperado não chegou.
Ele lembra que os reflexos maiores são para municípios abastecidos por pequenos mananciais, diferente do caso do Rio das Flores, que fornece água para algumas cidades. Ele garante que a proteção das nascentes e compra de cisternas têm sido fatores determinantes para enfrentar a situação, mas nem todos têm a consciência. Ribeiro afirma que a secretaria da agricultura, bombeiros e defesa civil seguem monitorando a situação e dando assistência onde for necessário.
Fonte: Portal Peperi
59 anos e o anuncio de mais 4 milhões para a Casa de Apoio à Pessoa Idosa em Iporã
Itapiranga lança edital para licitação do aeroporto com investimento de R$ 8 milhões
Falta de aplicação do Estatuto do Idoso gera preocupação para terceira idade
Peperi Debates aborda campanha Junho Violeta e alerta para violência contra idosos
Empresário e pioneiro Clemente Dal Moro falece aos 92 anos e deixa legado histórico em São Miguel do Oeste
Condenado por homicídio é preso em Palma Sola
Discussão termina com homem morto em Palma Sola
Facility Casa e Construção inaugura nova loja em São Miguel do Oeste e amplia atuação regional
Brasil resolve o jogo no primeiro tempo e vence o Haiti na onda de Matheus Cunha
Primeiro Feirão de Empregos do Senac reúne 20 empresas e oferta cerca de 150 vagas em São Miguel do Oeste
São Miguel do Oeste realiza 2º Fórum Municipal de Combate ao Trabalho Infantil
Casal é preso por tráfico de drogas em São Miguel do Oeste