O município registra redução na presença da Polícia Militar há vários anos, tendo inclusive perdido a condição de Pelotão. Em 2020, o segundo Pelotão da Polícia Militar foi desativado por falta de oficial para o comando. Existia a expectativa de reativação em 2022, porém isso não aconteceu. Nos últimos quatro anos passou a ser Grupamento da Polícia Militar, com o comando do primeiro sargento, Flávio Paulus.
O município já teve um efetivo superior a 20 militares e atualmente possui no máximo 10 disponíveis para o trabalho nas ruas. O Comandante do Grupamento da Polícia Militar de Itapiranga, sargento Flávio Paulus destaca que estão ocorrendo novas baixas. Um concurso interno destinou mais dois policiais para o curso de aperfeiçoamento para Sargento.
Com quase 20 mil habitantes, Itapiranga deveria ter maior efetivo para atender a demanda de ocorrências policiais. Segundo o Comandante do Grupamento da Polícia Militar, atualmente são apenas 12 policiais presentes e ainda é preciso levar em consideração os profissionais com direito de férias, atestado médico e setor administrativo. Com isso nem sempre é possível contar com 10 policiais para o trabalho nas ruas.
Flávio Paulus ressalta que é preciso ter atenção nas escalas com logística especial para possibilitar dois policiais por guarnição. O Sargento avalia que deveria ter no mínimo duas viaturas disponível para o trabalho de rotina, pois o município possui grande quantidade de bairros e comunidades distante no interior.
Reforço no efetivo na Polícia Militar de Itapiranga pode ocorrer com a formação de novos policiais. Flávio Paulus menciona que está em desenvolvimento um curso de soldados em Florianópolis com a formação de mais de 500 policiais militares. O Sargento lembra que a distribuição fica por conta do comando geral da PM de Santa Catarina e dos comandos regionais.
Itapiranga faz parte da nona região de São Miguel do Oeste. De acordo com Paulus, a chegada de novos policiais é fundamental, porque ocorrem transferências e aposentadorias e com isso as trocas são constantes nas corporações. Segundo o Comandante, o problema não é exclusivo de Itapiranga e sim da maioria das cidades catarinenses.
Fonte: Portal Peperi
Saída de pista seguida de capotamento deixa homem ferido na BR 282 entre SMO e Paraíso
Vereadora pede informações sobre atendimento nas UBSs de SMO
Câmara aprova projeto que altera pagamento do vale-alimentação em SMO
Câmara aprova projeto que disciplina repasse de recursos para entidades de SMO
São Miguel recebe etapa estadual dos Jesc com participação de 690 escolas
Santa Catarina registra 44 mil castrações pelo programa Pet Levado a Sério
São Miguel do Oeste tem 194 vagas de emprego abertas pelo Sine
Polícia Científica divulga resultado final de concurso para Perito Criminal em SC
Crédito fundiário beneficia 41 famílias de agricultores em SC
Guaraciaba promove curso sobre manipulação segura de alimentos no dia 9
Quedas geram mais de 7,3 mil atendimentos do Samu em 2026
Mulher é agredida pelo ex-companheiro em Dionísio Cerqueira