Foi divulgado nesta sexta-feira, 18, pela PM do 11º Batalhão da Polícia Militar de Fronteira, uma nota de esclarecimento sobre a ocorrência que vitimou Gilmar Rodrigues em Iporã do Oeste.
- CONFIRA A NOTA NA ÍNTEGRA:
1. A Policia Militar concluiu o Inquérito que visava apurar as circunstâncias de óbito ocorrido durante o atendimento de ocorrência policial no município de Iporã d´Oeste-SC no dia 20 de janeiro de 2022 concluindo pelo arquivamento em virtude de os militares terem atuado em legítima defesa.
2. Segundo o que foi apurado nos autos, com base em depoimentos, laudos periciais e, principalmente, diante do que foi registrado em vídeo pelas câmeras corporais utilizadas pelos policiais militares, foi constatado que os militares agiram em legítima defesa diante de agressão potencialmente letal oferecida pelo Sr Gilmar.
3. Portanto, é importante deixar claro que, em contraste com a versão apresentada pela família da vítima no inquérito e em manifestações pela imprensa, concluiu-se que os policiais militares agiram em conformidade com as técnicas de uso diferenciado da força, utilizando de maneira progressiva dois meios não letais (dispositivo elétrico incapacitante – “popular Taser” e spray de pimenta), restando como última opção a utilização da arma de fogo, pois não restou dúvida de que a vida dos policiais estava realmente em risco.
4. Diante do que foi apurado, o Inquérito, com a conclusão de que os policiais militares agiram em legítima defesa, foi encaminhado para a Justiça a fim de ser analisado sobre as próximas providências.
11º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR DE FRONTEIRA
“Preservar a ordem, proteger a vida”
Fonte: Portal Peperi
Encontro de carros antigos reúne centenas de veículos na Praça Walnir Bottaro Daniel, em SMO
Câmara de São Miguel do Oeste inaugura Galeria das Mulheres Parlamentares
Identificado homem que morreu em ataque de abelhas em Itapiranga
Definidas as chaves da Copa Oeste de Futebol de Campo Amador
SAMU transfere homem que bateu a cabeça ao cair de caminhonete em Itapiranga
Homem morre em ataque de abelhas no interior de Itapiranga
Prefeitura de Itapiranga soluciona problema na emissão de carnês do IPTU
São João do Oeste adota medidas para aumentar índice na educação
Homem é flagrado furtando no Hospital Regional e acaba preso em Chapecó