A Associação Empresarial de São Miguel do Oeste promoveu, na noite desta segunda-feira, 31, o “Café com Inovação”. O evento foi realizado as 19h no Gran Nobile Evento, antigo Vila Grill, na avenida Willy Barth e foi marcado pela entrega do Planejamento do Ecossistema de Inovação. O documento foi elaborado pelo Sebrae com a colaboração dos atores do ecossistema, como poder público, universidades, sociedade e empreendedores. O “Café com a Inovação” também contou com um painel sobre inovação com a participação do Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett Alves, e o diretor técnico do Sebrae de Santa Catarina, Luc Pinheiro.
Na abertura do “Café com inovação”, o presidente da Acismo, Daniel de Souza ressaltou que uma das metas da entidade era colocar São Miguel do Oeste colocar no mapa inovação catarinense e isso está efetivamente acontecendo. O gerente regional do Sebrae, Udo Trenepohl ressaltou que a cidade está avançando na direção do fortalecimento do ecossistema com uma articulação maior entre os atores. Em seguida, os consultores do Sebrae, Tiago Tengaten e Nicolau Rosa apresentaram os principais pontos do Planejamento do Ecossistema de Inovação. Durante quatro workshops realizados ao longo do ano foram mapeadas as vocações da cidade, as dificuldades e as ações necessárias para fomentar negócios inovadores. O Planejamento apontou que as quatro áreas prioritárias para a inovação são máquinas, equipamentos e automação industrial; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); tecnologias para agro/alimentos e saúde.
Durante o evento desta segunda, o Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett Alves, disse que Santa Catarina tem vocação para a inovação e que o governo pode investir e ser parceiro do Centro de Inovação que está em processo de implantação na Unoesc de São Miguel do Oeste, uma das ações previstas no planejamento entregue nesta segunda pelo Sebrae. Ele também apresentou, durante o painel de ontem, detalhes do programa SC Inovadora, um conjunto de ações articuladas em 7 pilares com foco na melhoria da competitividade: financiamento, ambiente legal, qualificação profissional, atração de investimentos, projetos estruturantes, infraestrutura de conectividade e ambientes de inovação. Fett disse que para cada um desses fatores de competitividade, serão implementadas um conjunto de medidas nos próximos anos.
Luc Pinheiro, diretor técnico do Sebrae, reforçou a importância do Planejamento do Ecossistema como instrumento para consolidar a inovação em São Miguel do Oeste. Ele ressaltou que o documento permite que os atores “possam juntos trabalharem suprimir as deficiências e posicionar o ecossistema de inovação como algo pujante e de diferencial”. Segundo Luc, esse é o 16º Planejamento de Ecossistema entregue pelo Sebrae em Santa Catarina. “Desta forma, a gente consegue espalhar a inovação pelo estado inteiro e em todos os lugares”, completou.
Fonte: Portal Peperi
Três das quatro vítimas de acidente na SC-305 são identificadas
Quatro pessoas morrem em grave acidente na SC-305 entre Campo Erê e São Lourenço do Oeste
Vereador aponta atraso em projetos de infraestrutura em Itapiranga
Itapiranga possui 50 famílias que podem ter Bolsa Família bloqueado por falta de cadastro atualizado
Justiça do Trabalho suspende demissões da Casas Bahia
Vazamentos no Centro de São José do Cedro entram em fase de reparo final
Centro dos Idosos escolhe Casal da Primavera para representar São José do Cedro
São Miguel inicia mutirão gratuito para castração de 250 cães e gatos
TCE/SC capacita municípios do Oeste para fiscalizar obras de asfalto
El Niño pode elevar preços de alimentos em SC nos próximos meses
Contran aprova novas regras para fiscalização da Lei Seca
Romelândia registra 40 focos do Aedes aegypti em 2026