O Peperi Debates deste sábado, 8, trouxe uma reflexão sobre a condição da mulher na sociedade. Durante o programa, discutiu-se os avanços, os desafios e as questões ainda não resolvidas que envolvem a luta pela equidade de gênero. Com a participação de mulheres líderes locais, o debate visou refletir sobre a realidade da mulher, especialmente em São Miguel, e os passos ainda necessários para alcançar a igualdade de direitos.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Michele Beal, destacou que, apesar dos grandes avanços, ainda há um longo caminho a percorrer. Ela afirmou que a criação de conselhos e a legislação, como a Lei Maria da Penha, foram passos importantes na proteção e promoção dos direitos das mulheres, mas a equidade de gênero ainda não é uma realidade cotidiana. Para Michele, o fato de o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher ainda ser necessário demonstra que a luta não acabou.
A vereadora Andreia Rebelato, que tem um histórico de atuação na área da assistência social, apontou que, embora tenha havido grandes avanços, como o direito ao voto e a criação de conselhos de apoio, os desafios persistem. “A violência contra a mulher, por exemplo, ainda é uma realidade alarmante, com índices de subnotificação que podem mascarar a verdadeira extensão do problema.” Andreia acredita que a maior conquista tem sido a conscientização das mulheres sobre seus direitos e sua capacidade de exigir mudanças.
A advogada Mônica Locatelli ressaltou os avanços significativos, como a paridade de gênero nas chapas eleitorais e a eleição de mulheres para posições de destaque na OAB. No entanto, ela alertou que, embora a participação feminina tenha aumentado, ainda é insuficiente em muitos setores. Mônica citou o exemplo da primeira mulher a presidir a OAB no estado de Santa Catarina, uma conquista simbólica, mas que também revela o quão distante a igualdade plena ainda está.
Por fim, Simone Messer, vice-coordenadora do Núcleo da Mulher Empreendedora, complementou que, embora as mulheres estejam conquistando mais espaços, ainda existe uma resistência cultural e social que limita a igualdade real. Ela acredita que as mulheres devem continuar a se empoderar e a apoiar umas às outras, como uma maneira de fortalecer a luta por um futuro mais justo e igualitário.
Fonte: Portal Peperi
Corpo de menino desaparecido é localizado no rio Moraes, em São Carlos
Romaria de Nossa Senhora Aparecida reúne fiéis em Marmeleiro
35ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida reúne mais de 3 mil pessoas em São Miguel do Oeste
‘Não quero mais pou-pou’: mães relatam reação de crianças após ataque em CMEI de Curitiba
Cataratas do Iguaçu atingem maior vazão do ano com volume quase oito vezes acima da média
Buscas por menino autista de 8 anos entram no terceiro dia em São Carlos
Homem em saída temporária é preso com drogas que seriam levadas para SMO
São Miguel do Oeste recebe 19 dos 46 novos PMs temporários formados para a região
Adolescente é baleado no rosto após garoto de 13 anos acessar arma do pai em Chapecó
Papa Leão XIV anuncia nódulo no pulmão e passará por cirurgia
Casal é morto a facadas em SC e ex-companheiro da mulher é suspeito
Polícia prende suspeito de assalto a conveniência de posto em Concórdia