O Peperi Debates deste sábado fez uma reflexão sobre a inserção das mulheres no mercado de trabalho e como isso leva a uma redefinição dos papeis sociais historicamente destinados a homens e mulheres tanto na sociedade quanto nas famílias. O programa analisou os obstáculos que limitam a participação e o crescimento delas no mundo do trabalho. O programa deste sábado reuniu a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de São Miguel do Oeste, Lucilene Binsfeld, a vice coordenadora do Núcleo da Mulher Empreendedora da Acismo, Jennifer Vitali Lopes e o terapeuta familiar, Sérgio Ribeiro.
Na visão da presidente do Condim, Lucilene Binsfeld, o mundo do trabalho tem dois sexos e o que prevalece ainda é a desigualdade entre homens e mulheres. Ela lembrou que a criação do Dia da Mulher, por exemplo, tem relação com as precárias condições de trabalho impostas as mulheres no começo do século 20. Lucilene destacou que esse processo histórico de dificuldades e obstáculos para a mulher no mundo do trabalho ainda está presente. Ela disse que, apesar dos avanços, existe um elemento cultural que estimula a mulher a ficar em casa e assumir tarefas domésticas e que, ao mesmo tempo, reforça o papel do homem trabalhando fora.
A vice-coordenadora do Núcleo da Mulher Empresária, Jenifer Vitali Lopes citou que as novas gerações estão estabelecendo uma nova relação com menos diferenças entre homens e mulheres tanto no mercado de trabalho quanto em casa. Jefinfer disse que a presença das mulheres muda o ambiente de trabalho e que o reconhecimento por parte dos homens vem aumentando, mas ainda timidamente. Ela comentou que é preciso avançar no apoio das mulheres que buscam o mercado de trabalho. Segundo Jenifer, o núcleo da mulher empreendedora também vem contribuindo nesse sentido, estimulando a dando suporte as mulheres que decidem empreender
O terapeuta familiar, Sérgio Ribeiro, comentou que é inegável a evolução das mulheres no mercado de trabalho, mas ainda há aspectos emocionais e culturais que revelam as desigualdades entre homens e mulheres. Ele citou que ainda existem alguns trabalhos ou atividades que são relegados as mulheres, especialmente no ambiente familiar, o que gera uma sobrecarga de trabalho sobre elas. Na visão de Sérgio, as mulheres sofrem com a escassez de tempo diante de responsabilidades no trabalho e em casa e isso gera um cansaço mental que não é visto. Sérgio destacou que é preciso desconstruir questões culturais a partir do diálogo entre os homens e mulheres e estabelecer uma relação mais igual.
Fonte: Portal Peperi
Em duelo de cinco gols, Inter derrota o Athletic por 3 a 2
BOPE apreende arsenal do tráfico em Florianópolis
Homem fica ferido após pneu atingir motocicleta no centro de Iporã do Oeste
Homem fica ferido ao colidir moto com carro no interior de Iporã do Oeste
Porto Seco de Dionísio Cerqueira deve ampliar movimentação com nova regra do TTD
Saúde de Itapiranga promove ações de combate ao tabagismo
MPSC apresenta parecer pelo arquivamento total do Caso Orelha
Bombeiros realizam Operação Maternar e orientam famílias sobre primeiros socorros com bebês em Campo Erê
Tunápolis realiza atendimento médico nos grupos de idosos
Caso no Oeste segue sendo o único de hantavirose registrado no ano em SC
Obra na Rua Santos Dumont busca evitar alagamentos no Centro de São Miguel do Oeste
Ex-funcionário preso por sequestro e morte de empresário em SC foi demitido dias antes pela vítima