Com o período de isolamento social por causa da pandemia de coronavírus em Santa Catarina, um padre de São Bento do Sul inovou e decidiu realizar a confissão de fiéis em um sistema de drive thru. O modelo, já famoso no setor de alimentos, tem sido usado para vacinação de idosos contra a gripe e agora foi adaptado para a religião.
A ideia foi do padre Fábio Bosco, que atua na paróquia Nossa Senhora Aparecida, no bairro Oxford. Segundo ele, é comum aumentar a procura pelas confissões no período próximo da Páscoa.
- Eu recebi essa ideia de um padre amigo meu que é de Portugal e sei que outros sacerdotes também fizeram aqui no Brasil. O importante é que a pessoa tenha feito uma boa preparação antes, com um exame de consciência adequado - conta.
O espaço usado para o drive thru foi o pátio da igreja, em um local aberto com acesso para os veículos. Tudo para respeitar a orientação de manter uma distância entre as pessoas, evitando aglomerações e o contágio do coronavírus. Assim, as pessoas conseguem se confessar de dentro dos próprios carros.
- A iniciativa foi feita pela primeira vez no domingo (29) pela manhã e à noite. Deu tão certo que vamos repetir nos próximos dias e durante a Semana Santa, que antecede a Páscoa - explica o padre.
Missas e celebrações suspensas
A igreja Nossa Senhora Aparecida, de São Bento do Sul, faz parte da Diocese de Joinville, que suspendeu as missas, celebrações, encontros e reuniões por causa do isolamento social determinado em todo o Estado.
As celebrações continuam sendo realizadas, com transmissão pelas redes sociais, mas com a presença exclusiva dos sacerdotes. A decisão vale para Joinville e outras 17 cidades de abrangência da diocese.
As igrejas permanecem abertas aos fiéis interessados em fazer as orações individuais. A suspensão, adotada por prazo indeterminado, foi estendida também para reuniões, grupos de oração e formações.
Fonte: Portal Peperi
Temporal com granizo atinge 70% de Fraiburgo e município decreta emergência
Polícia Militar apreende 6 kg de maconha em ônibus na rodoviária de Maravilha
Ventos ultrapassam 118 km/h no Extremo-Oeste e Defesa Civil alerta para novos temporais
Mais de 2 mil unidades seguem sem energia no Extremo-Oeste após temporal
Mulher é presa por tráfico e admite ter engolido cocaína em Mondaí
Discussão entre casal termina com dois enteados agredidos em São Miguel do Oeste
Dia do Lazer reúne crianças e famílias com atividades recreativas em Guaraciaba
Jovem é assaltada por três homens no Lago Internacional, em Dionísio Cerqueira
Colisão frontal deixa dois motoristas feridos na SC-161, em Flor do Sertão
Nova sede da Secretaria de Educação terá investimento superior a R$ 1 milhão em Barra Bonita
Celesc mobiliza mais de 230 equipes para recuperar rede elétrica após temporais
Colisão entre carros deixa dois feridos na SC-163 em São João do Oeste