Operação mira facção que controla crimes de dentro de presídios em SC

Por Ricardo Orso, São Miguel do Oeste

Compartilhar
Operação mira facção que controla crimes de dentro de presídios em SC

Um grupo investigado por articular crimes dentro e fora dos presídios de Santa Catarina por meio de celulares é alvo de uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), na manhã desta quarta-feira, 25.

No total, são cumpridos 12 mandados de prisão preventiva e 15 de busca e apreensão em Lages, Chapecó, Florianópolis, Caçador, Videira e Curitibanos.

A ação faz parte da segunda fase da Operação Intramuros, conduzida pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), com apoio do Grupo Estadual de Enfrentamento a Facções Criminosas (Gefac). As ordens judiciais foram expedidas pela Vara Estadual das Organizações Criminosas.

Organização atua na Serra e outras cidades

As investigações começaram após a Polícia Penal identificar o uso de celulares dentro de presídios. A primeira fase da operação foi deflagrada em novembro de 2025, nas cidades de Lages, São Joaquim, Videira, Pescaria Brava, Rio do Sul, São José, Palhoça, Laguna, Balneário Piçarras, Santa Cecília, Correia Pinto e São Cristóvão do Sul.

O avanço das apurações permitiu o desencadeamento da segunda etapa. O objetivo principal é desarticular as atividades da organização, que atua na região serrana e outras cidades do Estado.

Os materiais apreendidos serão enviados à Polícia Científica, responsável pelos exames periciais. O intuito é identificar outros envolvidos e aprofundar a apuração sobre uma possível rede criminosa. A investigação tramita em sigilo.

O que diz a Sejuri

“A Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social (Sejuri) informa que acompanha e presta apoio à segunda fase da Operação Intramuros, deflagrada nesta quarta-feira (25), com atuação no sistema prisional catarinense.

As investigações tiveram início a partir de um trabalho conjunto com a Inteligência da Polícia Penal, que identificou o uso de celulares dentro de unidades prisionais para a coordenação de ações ilícitas. A partir desses indícios, a primeira fase foi realizada, possibilitando o avanço das apurações e o desencadeamento desta nova etapa.

No âmbito da ação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão (MBAs) em unidades prisionais do Estado, sendo: três na Penitenciária Industrial de São Cristóvão do Sul (dois com manifestação do Ministério Público), dois no Presídio de Caçador (ambos com manifestação do Ministério Público), um no Presídio Feminino de Chapecó (com manifestação do Ministério Público) e dois em Lages (um no Presídio Regional e outro no Presídio Masculino, ambos com manifestação do Ministério Público).

A Sejuri ressalta que a Polícia Penal atuou de forma integrada com os demais órgãos de segurança e investigação, contribuindo para o cumprimento das medidas judiciais.

A Secretaria reafirma seu compromisso com a legalidade, a segurança nas unidades prisionais e o enfrentamento às organizações criminosas.”

Fonte: NSC Total

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi