Com recursos previstos na Lei Orçamentária Anual de 2026 (LOA/2026), as obras de adequação de capacidade e restauração da BR-163 atingiram 94% de execução, com previsão de conclusão em junho deste ano. O empreendimento, contemplado no Novo PAC, conta com investimento aproximado de R$ 323 milhões e abrange o trecho entre o km 78 e o km 122 da rodovia, além do acesso ao Porto Internacional de Cargas, em Dionísio Cerqueira, entre o km 0 e o km 3,6.
Atualmente, as equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) concentram as frentes de trabalho na travessia urbana de Guaraciaba. No local, estão sendo executados serviços de terraplenagem incluindo intervenções que demandam desmonte de rochas, além de obras de drenagem, implantação de sinalização vertical e pavimentação dos acessos.
Importante via para o agronegócio do Extremo Oeste, a BR-163 já teve 45 quilômetros entregues com novas pistas em pavimento rígido (concreto), além da implantação de terceiras faixas, vias marginais e acostamentos.
Com mais de três mil quilômetros de extensão, a BR-163 atravessa o Brasil de Sul a Norte. Em Santa Catarina, a rodovia é fundamental para o escoamento da produção de grãos que abastece os setores de suinocultura, bovinocultura leiteira e avicultura. Essas atividades se somam aos segmentos metalmecânico, de máquinas e equipamentos, madeira e móveis, impulsionando a economia regional e nacional.
Fonte: Portal Peperi
Mulher fica ferida após ser atropelada na faixa de pedestres no Centro de São Miguel do Oeste
Prefeitura busca formas de ampliar negócios com MEIs de São João do Oeste
UNOESC promove exposição e palestra sobre felinos da fronteira durante o Dia do Meio Ambiente
Prefeitura reforça sinalização viária para aumentar segurança no centro de São José do Cedro
Curso de busca com cães reúne forças de segurança na Praça Central de São Miguel do Oeste
Obras de asfalto na Linha Liso são autorizadas em Guaraciaba
Bairro Andreatta receberá novas obras de pavimentação em São Miguel do Oeste
Prefeitura de SMO autoriza R$ 1,5 milhão em obras de reforma e ampliação em escolas
Polícia Ambiental amplia fiscalização contra a pesca fora do período da piracema
São Miguel promove ação de conscientização contra a violência à pessoa idosa neste sábado
Moção na Câmara pede estudo para construção de Arena Multiuso no Campo Montese
Vereadora solicita estudo para revitalização e melhorias na Avenida Salgado Filho