Alimentação dos alunos segue cronograma estabelecido para todo o Brasil. A nutricionista da Secretaria da Educação de Tunápolis, Camila Rosar, destaca que a alimentação escolar possui padrão nacional e não é possível alterar o cardápio. Ela chama atenção que o aluno passa grande parte do dia na escola e precisa de uma alimentação equilibrada para ter melhores condições de estudar.
A nutricionista reconhece que ocorre bastante questionamento sobre o cardápio, porém tudo é feito com base nas necessidades, seguindo um cálculo nutricional. Os municípios respeitam uma legislação que estabelece os alimentos que devem ser servidos para crianças e adolescentes nas escolas.
De acordo com Camila, o açúcar possui grande restrição na alimentação fornecida as crianças nas escolas e gera polêmicas sobre o preparo de cardápios.
A nutricionista Camila Rosar entende as manifestações dos alunos e familiares, porém prioriza a qualidade e o equilíbrio nutricional da alimentação fornecida nas escolas.
A nutricionista da Secretaria da Educação de Tunápolis, valoriza o fornecimento de alimentos de origem na agricultura familiar. Segundo Camila Rosar, são alimentos produzidos com menos agrotóxicos, mais frescos e in natura, sem conservantes e de grande teor nutricional que contribuem para uma alimentação mais adequada.
460 alunos fazem parte da rede municipal de ensino de Tunápolis.
Camila Rosar destaca que a alimentação correta no período de intenso calor inclui água, frutas e hidratação sempre procurando maneira mais natural possível. A nutricionista chama atenção que o Pnae - Programa Nacional de Alimentação Escolar, oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública.
O governo federal repassa a estados, municípios e escolas, valores financeiros conforme o número de matriculados em cada rede de ensino. Camila cita ainda que em muitas cidades as crianças passam necessidades de alimentação e mesmo nossa região tendo uma realidade diferente, é preciso seguir a regra nacional de alimentação escolar.
Fonte: Portal Peperi
Semana começa com calor, mas Oeste de Santa Catarina pode ter temporais isolados
Desfile Típico reúne grande público na 16ª Deutsche Woche
Dia do Colono e do Motorista é comemorado com Feira e Benção de Carros em Iporã do Oeste
Itapiranga elabora protocolo para enfrentamento de Bullying e CyberBullying nas escolas
16ª Deutsche Woche encerra neste sábado com pleno sucesso
Peperi Debates discute desafios do campo e impactos do Plano Safra no Dia do Colono
Discussão entre familiares termina com feridos e danos em São José do Cedro
Criminosos arrombam estabelecimento comercial e furtam equipamentos e alimentos em Campo Erê
Projetos que restringem plásticos descartáveis preocupam indústria catarinense
Receita Federal inicia implantação do CNPJ alfanumérico na próxima sexta-feira
Edital Aldir Blanc destina R$ 356 mil para projetos culturais em SMO
Casan inicia cobrança pelo serviço de limpeza de fossas em seis municípios da região