NOAA aponta 81% de chance de El Niño atingir intensidade muito forte até o fim de 2026

Por Ricardo Orso, São Miguel do Oeste

Compartilhar
NOAA aponta 81% de chance de El Niño atingir intensidade muito forte até o fim de 2026
Foto: Thiago Kaue/SecomGOVSC

A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) informou que o fenômeno El Niño tem 81% de probabilidade de atingir a categoria de intensidade muito forte entre outubro e dezembro de 2026.

Se a previsão se confirmar, este poderá ser o episódio mais intenso desde 1950, quando começaram os registros sistemáticos do fenômeno. O novo boletim também indica 97% de chance de o El Niño permanecer ativo entre março e junho de 2027.

Segundo a NOAA, o fortalecimento foi observado em junho, quando a temperatura da superfície do Oceano Pacífico Equatorial Central e Leste ficou mais de 1°C acima da média histórica. O aquecimento altera a circulação dos ventos e influencia a distribuição das chuvas em diversas regiões do mundo.

Apesar da previsão, a agência destaca que um El Niño muito forte não significa, necessariamente, a ocorrência de eventos extremos em todas as regiões. Os impactos variam conforme as condições atmosféricas locais.

No Brasil, o fenômeno pode favorecer o aumento das chuvas na Região Sul e períodos de calor mais intenso em diferentes áreas do país. A evolução continuará sendo monitorada pela NOAA.

Fonte: Agência Brasil

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi