Negros são 15,61% dos candidatos em SC e maioria disputa vagas para deputado

Por Ricardo Orso, São Miguel do Oeste

Compartilhar
Negros são 15,61% dos candidatos em SC e maioria disputa vagas para deputado
Foto: Bruno Peres, Agência Brasil

Dos 108 candidatos pretos ou pardos registrados em Santa Catarina para as Eleições 2026, 102 disputam vagas para deputado estadual ou federal. O grupo representa 15,61% das 692 candidaturas registradas no estado.

Os dados são de levantamento do NSC Total com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Entre os candidatos negros, 59 concorrem a deputado estadual e 43 a deputado federal. Nas disputas para governador, vice-governador e senador, três candidatos se declaram pretos ou pardos. Outros três aparecem como segundos suplentes ao Senado.

Santa Catarina também tem a menor proporção de candidatos negros do país. Na média brasileira, pretos e pardos correspondem a 49,87% das candidaturas. Na Bahia, que apresenta o maior percentual, o índice chega a 76,16%.

Entre todos os candidatos catarinenses, 576 se declaram brancos, equivalente a 83,24% do total. Outros 66 se declaram pardos, 42 pretos, sete indígenas e uma candidata se declara amarela.

A composição das candidaturas também difere da população catarinense. Conforme o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 76,28% dos moradores do estado são brancos e 23,29% se declaram pretos ou pardos.

Fonte: NSC Total

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi