Os municípios das gerências regionais de Saúde de Chapecó, Xanxerê e São Miguel do Oeste participaram na tarde desta sexta, 09, de um encontro em São Miguel do Oeste para discutir as ações de controle do mosquito aedes aegypit. O evento contou com a presença da secretária estadual de saúde, Carmem Zanotto, do Superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Fabio Gaudenzi, além de secretários de saúde e servidores da saúde dos municípios do oeste e extremo-oeste de Santa Catarina. O encontro foi realizado na câmara de vereadores.
O objetivo do encontro foi analisar a situação atual e ações para enfrentar esse problema. De acordo com a Gerência regional de saúde de São Miguel do Oeste, no período de 31 de dezembro de 2023 a 27 de janeiro de 2024, foram identificados 846 focos do mosquito Aedes aegypti nos 30 municípios de abrangência da regional. Todos os municípios são considerados infestados pelo vetor. Nesse mesmo período, do ano anterior, foram registrados 335 focos do Aedes aegypti, um aumento de 152% no número de focos identificados.
Além do crescimento no número de focos do mosquito da dengue, a Gerência Regional de Saúde registrou um crescimento de casos prováveis da doença neste começo de ano./ De acordo com o levantamento mais recente, no período de primeiro a 27 de janeiro de 2024, ocorreram 309 notificações para dengue na Região do Extremo Oeste, sendo 139 casos prováveis e 170 casos descartados. Dos casos prováveis de dengue, 82 foram encerrados no sistema Sinan Online como confirmados. O município de Itapiranga apresenta a maior taxa de incidência de casos prováveis da doença. Segundo a classificação, foi registrado um caso de dengue com sinal de alarme e nenhum caso de dengue grave e óbito na região.
Fonte: Portal Peperi
Em duelo de cinco gols, Inter derrota o Athletic por 3 a 2
BOPE apreende arsenal do tráfico em Florianópolis
Homem fica ferido após pneu atingir motocicleta no centro de Iporã do Oeste
Homem fica ferido ao colidir moto com carro no interior de Iporã do Oeste
Porto Seco de Dionísio Cerqueira deve ampliar movimentação com nova regra do TTD
Saúde de Itapiranga promove ações de combate ao tabagismo
MPSC apresenta parecer pelo arquivamento total do Caso Orelha
Bombeiros realizam Operação Maternar e orientam famílias sobre primeiros socorros com bebês em Campo Erê
Tunápolis realiza atendimento médico nos grupos de idosos
Caso no Oeste segue sendo o único de hantavirose registrado no ano em SC
Obra na Rua Santos Dumont busca evitar alagamentos no Centro de São Miguel do Oeste
Ex-funcionário preso por sequestro e morte de empresário em SC foi demitido dias antes pela vítima