O setor epidemiológico da Dengue contabiliza 1,470 casos positivos de Dengue apenas neste ano em São José do Cedro. São 31 focos catalogados em armadilhas. A afirmação do agente de Endemias Matheus Romera.
De acordo com ele, nos últimos 30 dias já houve uma queda expressiva de novos casos, mas durante esta semana um foi notificado e está em investigações. O agente de Endemias lembrou que há pouco tempo era relatado sobre focos do mosquito e mais tarde começou o registro dos primeiros casos. E hoje chega ao alto número de casos positivos de Dengue.
Não apenas na cidade de São José do Cedro, mas Romera também afirmou que foram novamente encontradas larvas na Linha São Vendelino, onde foi confirmado para a Dengue e um trabalho orientativo foi feito devido a isso. A comunidade rural está caminhando para um cenário similar aquele que ocorreu com os Distritos de Padre Réus e de Mariflor. Conforme Matheus, a comunidade não deve demorar muito para ser considerada infestada pelo mosquito. O agente relatou que a chegada do frio traz uma sensação de tranquilidade quanto ao número de casos, mas a reprodução do mosquito, segundo ele, começa em dezembro e nos primeiros meses do ano seguinte. E a partir daí começa a doença, por consequência do grande número de mosquitos presentes em São José do Cedro, começa a haver casos positivos.
Nos próximos meses a Dive deve informar qual tipo de dengue circula na região e em São José do Cedro. Mas segundo ele existem quatro tipos de Dengue, dois de Zika vírus e um de Chikungunya.
Fonte: Portal Peperi
Três das quatro vítimas de acidente na SC-305 são identificadas
Quatro pessoas morrem em grave acidente na SC-305 entre Campo Erê e São Lourenço do Oeste
Vereador aponta atraso em projetos de infraestrutura em Itapiranga
Itapiranga possui 50 famílias que podem ter Bolsa Família bloqueado por falta de cadastro atualizado
Justiça do Trabalho suspende demissões da Casas Bahia
Vazamentos no Centro de São José do Cedro entram em fase de reparo final
Centro dos Idosos escolhe Casal da Primavera para representar São José do Cedro
São Miguel inicia mutirão gratuito para castração de 250 cães e gatos
TCE/SC capacita municípios do Oeste para fiscalizar obras de asfalto
El Niño pode elevar preços de alimentos em SC nos próximos meses
Contran aprova novas regras para fiscalização da Lei Seca
Romelândia registra 40 focos do Aedes aegypti em 2026