O Processo de Biometria, que é o recadastramento eleitoral eletrônico, já terminou, mas muitos eleitores ainda estão pendentes. Segundo Danyel Correa – Chefe do Cartório de Campo Erê, que abrange Saltinho, São Bernardino e Palma Sola, apesar disso, os eleitores faltosos ainda têm chance de cumprir seu compromisso, comparecendo com urgência no Cartório de Campo Erê, com documento com foto, comprovante de residência e alistamento militar no caso dos homens.
O cancelamento do título provoca também a suspensão do CPF de quem não fez a biometria. O Chefe explica a importância do recadastramento, porque vai garantir que a pessoa que está diante da urna seja realmente a votante com absoluto sigilo. Juntando tudo com a urna eletrônica, Santa Catarina vira referência no mundo inteiro. Correa estima que 15% dos eleitores da sua área ainda não fizeram a biometria.
Eleitores de Saltinho que ainda não foram ao Cartório Eleitoral de Campo Erê já terão os títulos cancelados nos próximos dias. Logo em seguida será a vez de São Bernardino e Palma Sola. A obrigação é de cidadãos com 18 anos completos até os 70. Acima dessa idade e quem tem menos de 18, fica de fora do compromisso. Partidos têm até 4 de abril para estarem regularizados com a justiça eleitoral. É preciso que estejam quites, inclusive na prestação de contas.
A prestação de contas dos partidos é eletrônica, não sendo mais necessário entregar papel no Cartório. Se houver qualquer pendência no TRE e no TSE, a agremiação não pode receber fundos partidários e nem lançar candidatos. Por outro lado, quem quer ser candidato precisa verificar sua situação individual na justiça eleitoral. O domicílio eleitoral deve estar definido também até 4 de abril. No caso do eleitor, o chefe do cartório orienta que vote no local ond vive.
Fonte: Portal Peperi
Estrela Vermelha vence Barriga Verde e conquista título municipal aspirante em Bandeirante
Grêmio aproveita expulsão e vence o Coritiba com gol de Gabriel Mec
Cometa vence e assume a liderança do grupo A do Estadual 2026
Motociclista morre e outro fica gravemente ferido na SC-283, em Riqueza
Torneio leiteiro premia produtores e valoriza a bacia leiteira na Efacitus
Jovem de 23 anos é baleado e tem morte cerebral em Campo Erê
Internacional reage duas vezes e arranca empate com o Botafogo no Nilton Santos
PMRv anuncia interdição total na SC-283 entre Arvoredo e Chapecó neste domingo
Motorista provoca série de colisões e abandona veículo em São Miguel do Oeste
Identificado motociclista que morreu em acidente no centro de Saltinho
Efacitus recebe um grande público no segundo dia de feira
Motociclista morre após saída de pista em Saltinho