O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes, afirmou no início da tarde deste domingo, 02, que a votação de primeiro turno vem sendo realizada de forma "tranquila e harmoniosa".
"Eleição absolutamente tranquila, um clima tranquilo. Eu votei cedo em São Paulo, depois passei no TRE de São Paulo, conversei com o presidente. Vim para Brasília, passei em dois locais. Nós percebemos um clima ameno, tranquilo", disse.
Moraes citou a ocorrência de problemas comuns em dias de votação, como filas um pouco maiores no horário do almoço.
"Isso também, dentro da normalidade. Obviamente, todos os eleitores e eleitoras que chegarem até às 17 horas votarão. Serão distribuídas senhas [...] para que se complete normalmente as eleições", esclareceu.
Como exemplo, o presidente do TSE citou a votação dos brasileiros que moram em Portugal. Segundo Moraes, em Lisboa, o índice de comparecimento foi "50 e poucos por cento" maior que o registrado em 2018.
Moraes também deixou claro que a totalização, inclusive do exterior, será feita a partir das 17 horas e que os votos no exterior estão sendo divulgados por meio dos boletins de urna, que são afixados na porta da seção eleitoral ao fim da votação por uma regra de transparência.
"O TSE, a partir das 17h, estará divulgando todos os boletins de urna na rede social, para que todas as pessoas e todas as entidades fiscalizadoras tenham total acesso para, eventualmente, somarem e conferirem as eleições", informou o ministro.
Perguntado, Moraes repetiu que os registros de ocorrências, crimes eleitorais ou hostilidades em áreas de votação não fogem à normalidade esperada para uma votação deste porte.
"Intercorrências ocorrem em todas as eleições. Agora, nada fora do normal. O clima em todos os estados está muito tranquilo. A sociedade brasileira está demonstrando maturidade democrática. Cada um vai a sua seção vota sem confusão, sem violência. Então nós estamos extremamente satisfeitos com o andar das eleições 2022."
Fonte: Portal Peperi
Balsa retoma travessia na manhã deste domingo em Itapiranga
Internacional vence a Chapecoense na Arena Condá e quebra jejum de 10 partidas no Brasileirão
Microexplosão provoca danos em comunidades do interior de Guaraciaba
APAS realiza primeiro bingo e reúne mais de 600 pessoas em São Miguel do Oeste
JCI realiza mutirão de limpeza em cerca de dez pontos de São Miguel do Oeste
PM apreende 109 garrafas de vinho argentino em rodoviária de Dionísio Cerqueira
Incêndio atinge residência na área rural de Abelardo Luz
Grande público prestigia o desfile da Kerb-Fest em Iporã do Oeste neste sábado
Mulher fica ferida em acidente em Palmitos
Confira fotos e bastidores do debate da Peperi com candidatos ao Senado
Saer/Fron transfere idoso de Itapiranga para Hospital de Chapecó
Liquida Cedro movimenta Parque de Exposições e reúne comércio local