O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), descarta recuar da decisão que impôs a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A auxiliares, ele tem dito que, a despeito de qualquer crítica, não deve rever a medida.
Embora uma ala da Corte considere a domiciliar “exagerada” e até “desnecessária” diante da proximidade do julgamento definitivo da ação penal sobre a trama golpista, Moraes ainda conta com o apoio da maioria dos colegas, especialmente os da Primeira Turma.
As decisões do ministro, relator das investigações contra Bolsonaro, têm sido referendadas pela maioria do colegiado. Os ministros Cristiano Zanin, Flávio Dino e Cármen Lúcia costumam acompanhá-lo. Já o ministro Luiz Fux oscila e tem apresentado divergências.
Nesta quarta-feira (6), o decano do STF, Gilmar Mendes, negou que a decisão tenha causado desconforto entre ministros da Corte. “O Alexandre tem toda a nossa confiança e o nosso apoio”, disse, durante evento do Instituto Esfera Brasil.
Internamente, a avaliação dos ministros é de que o recurso que será interposto pela defesa de Bolsonaro, pedindo a revogação da prisão, não deve prosperar. Os advogados alegam que não houve descumprimento das cautelares, mas Moraes está convicto do contrário.
O entorno do relator afirma que há mais chances de a prisão domiciliar ser convertida em preventiva – caso haja novos descumprimentos – do que de o ministro voltar atrás e “aliviar” para Bolsonaro.
Fonte: Portal Peperi
São João do Oeste avança em projeto de pavimentação no interior
Epagri promove Seminário Regional de Tilapicultura em São Miguel do Oeste
Delegacia de Itapiranga lidera número de prisões em flagrante em 2025 e 2026 na região
Município de Guaraciaba terá novamente Para e Siga 24 horas a partir da próxima segunda
Feira Livre de SMO terá café colonial e palco aberto em homenagem ao Dia das Mães
Reunião em São José do Cedro apresenta oportunidades do Crédito Fundiário para jovens agricultores
Simone Tomazelli assume Secretaria de Educação, Cultura e Esporte em Guaraciaba
Após décadas nas estradas, Unesul encerra operação interestadual no Sul do Brasil
Câmara de SMO aprova moção para prevenção aos impactos do El Niño
Vereadora pede dados para projeto de isenção de IPTU a famílias com autistas
Jovens parlamentares sugerem melhorias no trânsito, em escolas e em praças de SMO
Santa Catarina bate recorde com R$ 900 milhões investidos em defesa civil entre 2023 e 2026