Moção apela por Casa Abrigo para mulheres vítimas de violência em SMOeste

Por Marcos de Lima, São Miguel do Oeste

Compartilhar
Moção apela por Casa Abrigo para mulheres vítimas de violência em SMOeste
Foto: Marcos de Lima / Portal Peperi

As vereadoras Cris Zanatta (PSDB) e Maria Tereza Capra (PT), apresentaram na sessão desta quinta-feira, 10, uma moção de apelo solicitando a implantação de uma casa de acolhimento (Casa Abrigo) para mulheres e dependentes vítimas de violência doméstica, em parceria com o Governo Federal, Governo Estadual, Procuradoria da Mulher, Conselho dos Direitos das Mulheres e Ameosc. O objetivo é oferecer proteção integral, apoio psicossocial e cursos de qualificação profissional para inserção dessas mulheres no mercado de trabalho.

As vereadoras justificam o pedido em razão de que São Miguel do Oeste é um município polo e que os casos de violência doméstica são constantes e considerados altíssimos. Elas destacam que o acolhimento em casas abrigo é previsto na Lei Maria da Penha, mas que a realidade da maioria dos municípios é a de não implantação dessa estrutura.

"A casa abrigo mais próxima de São Miguel do Oeste é em Chapecó e só possui 14 vagas. A casa abrigo no Município de São Miguel do Oeste serviria como uma casa de passagem para aquela mulher vulnerável, que não tem para onde ir, e quer restabelecer sua autonomia, com segurança para ela e seus dependentes", destacam as autoras.

Zanatta e Capra apontam que muitas mulheres dependem economicamente do companheiro agressor, por isso não têm meios para se abrigar de forma digna, e que a situação se agrava quando há filhos envolvidos.

As vereadoras sugerem ainda que na casa abrigo seja promovida uma "rede de qualificação e requalificação profissional com vistas à inclusão produtiva, e inserção destas mulheres no mercado de trabalho, além de propiciar-lhes atendimento psicológico e de assistência social, jurídico, programas de moradia, creches, entre outros".

A moção é destinada à deputada federal Tereza Nelma da Silva Porto Viana Soares, procuradora da Mulher na Câmara dos Deputados; à deputada estadual Ada de Luca, procuradora especial da Mulher na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc); à presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), Lucilene Binsfeld; à secretária municipal de Assistência Social, Andreia Rebelato; e ao presidente da Ameosc, Ivan José Canci.

Fonte: Portal Peperi

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi