A cidade de São Luiz Gonzaga, no Rio Grande do Sul, viveu uma noite de terror no último sábado (15), quando uma "microexplosão" atingiu o município de 34,7 mil habitantes, afetando diretamente 15 mil pessoas e deixando 1,2 mil imóveis danificados. O fenômeno, que ocorre quando uma nuvem cumulonimbus libera uma quantidade intensa de chuva em um curto período de tempo, trouxe grandes transtornos e destruição à cidade.
De acordo com a Defesa Civil, a tempestade causou danos significativos em quatro escolas, dois postos de saúde, na sede da Secretaria da Saúde e em um museu. O prefeito Sidney Brondani (PP) afirmou que o município deve decretar situação de emergência devido aos estragos. Uma pessoa se feriu ao tentar proteger sua casa com uma lona durante a tempestade. Além dos danos às estruturas, árvores foram derrubadas e um carro foi atingido por um poste, resultando em falta de energia em diversos pontos da cidade.
A precipitação acumulada em São Luiz Gonzaga foi de 14,8 milímetros durante o pico da tempestade, com um total de 33,6 milímetros nas últimas horas. A temperatura no município variou em torno de 19°C durante o evento.
Enquanto isso, em Santa Catarina, a situação é igualmente preocupante. O Litoral Sul do estado enfrenta chuvas persistentes e intensas, com Araranguá em alerta vermelho. Balneário Gaivota, Sombrio, Passo de Torres, Santa Rosa do Sul e São João do Sul estão sob risco máximo de deslizamentos. As chuvas nas últimas 24 horas foram especialmente severas em Praia Grande, onde o acumulado chegou a 262,8 milímetros, e em Balneário Gaivota, com 162,8 milímetros.
A tarde deste domingo (16) continuou com a presença de nuvens em várias regiões do estado, com as chuvas mais intensas concentradas no Litoral Sul. Essas instabilidades estão associadas a uma frente fria estacionária entre o norte do Rio Grande do Sul e o Paraguai. As temperaturas variaram entre 12°C na Serra e 23°C nas demais regiões, com ventos moderados e rajadas entre 40 e 60 km/h em alguns trechos.
Nas próximas horas, a previsão é de que as chuvas continuem ganhando força no Grande Oeste, especialmente no Extremo Oeste e nas áreas próximas à Argentina, Paraná e Rio Grande do Sul, onde devem ocorrer de forma intensa e persistente. No Litoral Sul, a tendência é de que a chuva perca intensidade gradualmente, mas o risco de alagamentos e deslizamentos ainda permanece elevado.
A Defesa Civil de Santa Catarina reforça os alertas para tempestades e solicita que qualquer problema seja comunicado às coordenadorias municipais de Defesa Civil através dos telefones de emergência 199 ou Corpo de Bombeiros 193. A população deve permanecer atenta às atualizações e seguir as orientações de segurança para evitar maiores danos e garantir a proteção de todos.
Fonte: Portal Peperi
Novas rotatórias começam a ser implantadas em São Miguel do Oeste
Motociclista morre após cair de ponte em acidente no interior de Guaraciaba
São João do Oeste altera projetos e amplia largura de pavimentações no interior
Colisão frontal entre furgão e veículo autopropelido deixa mulher ferida no Centro de São Miguel do Oeste
Prefeito explica critérios para obras em sedes comunitárias de São Miguel
Dnit alerta para operação "pare e siga" na BR-163 a partir de segunda
Inscrições para Corrida do Bem seguem abertas até 18 de maio em SMO
Servidores sugeriram esconder erro após famílias sepultarem corpos errados em SC
Briga entre irmãos termina com mãe de 80 anos ferida em SMO
Homem é preso após tentativa de furto e fuga de carro em São Miguel do Oeste
Caminhão com carga milionária de cigarros e vinhos ilegais é apreendido na BR-282
Ministros do STF veem Senado sem clima para nova indicação de Lula