Quase metade das cidades de Santa Catarina ficou livre de homicídios em 2023, conforme revelado pela Secretaria de Segurança Pública na sexta-feira (12). Das 295 cidades do estado, 145, ou seja, cerca de 49%, não registraram nenhum caso de assassinato.
Redução de roubos e furtos
A redução da criminalidade também se reflete nos números de roubos e furtos. Em 2023, os roubos diminuíram para 6,8 mil casos, contra 7,9 mil em 2022. Os furtos tiveram uma leve queda, de 111 mil para 108 mil.
Queda nos homicídios e mortes violentas
As mortes violentas reduziram de 686 casos em 2022 para 678 casos em 2023, e houve uma queda nos homicídios, de 597 para 571 casos. Os feminicídios também diminuíram ligeiramente, de 57 para 55 casos.
Seguindo a mesma linha, houve uma queda significativa nos latrocínios, de 25 para 12 casos, assim como das lesões corporais seguidas de morte, de 20 para 16 casos.
Aumento nos casos de confronto com a polícia
O único aumento notável foi registrado nos casos de confronto com as forças policiais. Os casos envolvendo a Polícia Militar subiram de 43 para 74, enquanto os confrontos com a Polícia Civil aumentaram de 1 para 5 casos.
Reduções nas cidades líderes
As cidades de Joinville, Florianópolis e Chapecó lideraram em número de homicídios, com 58, 26 e 22 casos, respectivamente. Por outro lado, estas cidades, junto com São José, apresentaram uma das maiores reduções de homicídios entre 2022 e 2023.
Fonte: Portal Peperi
Santa Catarina define os 16 deputados federais eleitos; confira a lista
Santa Catarina define os 40 deputados estaduais eleitos; confira a lista
Reeleito no 1° turno, Jorginho atribiu vitória a gestão e força da direita em SC
Júlia Zanatta supera 552 mil votos e alcança votação histórica para deputada federal em SC
Jorginho Mello vence nos 19 municípios da AMEOSC e soma 58 mil votos para governador
Sérgio Moro é eleito governador do Paraná no primeiro turno com 50,18% dos votos
Flávio Bolsonaro e Lula vão disputar o segundo turno da eleição presidencial
Flávio Bolsonaro recebe 64% dos votos e lidera em toda região da AMEOSC
Veja a votação ao Senado em Itapiranga, São João do Oeste e Tunápolis
Santa Catarina elege Carol de Toni e Carlos Bolsonaro para o Senado
Tarcísio de Freitas é reeleito governador de São Paulo no primeiro turno
Após derrota, João Rodrigues confirma que voltará a disputar governo de SC em 2030