A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Bandeirante decidiu acatar uma decisão judicial e convocar o suplente João Kemmer (União Brasil) para ocupar temporariamente a vaga deixada pela vereadora Vânia Salete Demossi, que está licenciada para tratamento de saúde.
A convocação ocorre após liminar concedida pelo juiz Raul de Campos na última sexta-feira, 5, em resposta a um mandado de segurança impetrado pelo próprio suplente e pelo União Brasil. O magistrado determinou que a convocação ocorresse no prazo de até 48 horas.
Segundo a assessora jurídica da Câmara, Andreia Lolatto, a notificação foi entregue ao presidente do Legislativo, Rodrigo Lolatto, que já confirmou que a Casa vai cumprir a decisão. “A Câmara seguiu o entendimento de que só haveria convocação de suplente em casos de licença superior a 120 dias. No entanto, reconhecemos a decisão judicial e não vamos recorrer”, afirmou a advogada.
Ainda de acordo com Andreia, existem entendimentos divergentes nos tribunais superiores, e a liminar traz segurança jurídica ao Legislativo local.
A presidente do União Brasil, Jane Ries, comemorou a decisão e destacou que a licença da vereadora Vânia é por motivo de saúde, e não por interesse particular, o que justificaria a convocação imediata do suplente. “O partido já havia feito o pedido administrativo no mês passado. Passaram-se 30 dias desde o afastamento da vereadora. Faltou bom senso do presidente da Câmara”, afirmou.
João Kemmer foi oficialmente convocado nesta terça-feira, 9, para assumir a vaga.
Fonte: Portal Peperi
Dança Catarina reúne estudantes e atrai grande público em São Miguel do Oeste
Berço Nacional intensifica preparativos para a 47ª Oktoberfest
Medidas de combate à dengue em Tunápolis mantém casos zerados em 2026
Tunápolis moderniza tratamento de água com novo sistema
São João do Oeste amplia equipamentos agrícolas para uso dos agricultores
Mulher que fingia ter 12 anos é condenada por estelionato e falsa identidade em SC
Justiça suspende retirada de indígenas de área próxima à Barragem de José Boiteux
Contran estabelece novas regras para fiscalização da Lei Seca no país
Morador de Iporã do Oeste relembra impactos da grande nevasca de 1965
Corrida do Soldado reúne mil inscritos neste domingo em SMO
Anchieta instala 70 novos contêineres para ampliar coleta de resíduos
São Miguel do Oeste realiza Dia D de multivacinação neste sábado