Tunápolis apresenta resultado positivo no combate à dengue e segue sem casos da doença neste ano. O município teve sucesso na eliminação de focos e limpeza de terrenos na campanha de combate à dengue. Foram registrados poucos focos mostrando eficiência nas medidas adotadas pelo poder público e moradores. A equipe de vigilância mantém 10 armadilhas na cidade, além de dois locais nos centros comunitários de Pitangueira e São Pedro para monitoramento da proliferação dos insetos.
Segundo a Agente de Combate a Endemias de Tunápolis, Elaine Melz, os focos foram registrados apenas na cidade e nenhum no interior. Ela elogia a contribuição da população, que tem feito sua parte, na limpeza de terrenos e cuidados essenciais para evitar a proliferação.
Elaine Melz reforça que a população é receptiva e nesta união de esforço o saldo é positivo, pois os profissionais da saúde atuam na orientação e controle, sendo que os moradores também fazem sua parte eliminando criadouros do mosquito.
A Agente de Combate a Endemias de Tunápolis, lembra que em 2021 o município teve o pior índice do estado de Santa Catarina. “O trabalho foi priorizado em identificar os focos e adotar medidas para eliminar estes pontos de armazenamento de água. As ações incluíram a colocação de peixes lambari nos reservatórios com resultado positivo na eliminação dos mosquitos” comenta.
A Agente observa que ainda é preciso evoluir na destinação correta dos pneus, pois o município faz a recolha, porém muitas pessoas usam em taipas de açude e cobertura de silos de silagem gerando um cenário favorável para o mosquito.
Segundo a Agente de Combate a Endemias de Tunápolis, Elaine Melz, o controle da dengue depende da consciência de cada pessoa. Ela considera que é preciso criar o habito de usar repelentes para evitar o contato com o mosquito transmissor, pois municípios próximos, com deslocamento frequente de pessoas, incluindo pacientes que buscam atendimento especializado.
De acordo com Elaine, Tunápolis adota cuidados para prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. No período de chuvas, é fundamental redobrar a atenção e eliminar qualquer local que possa acumular água.
Medidas de combate à dengue em Tunápolis mantém casos zerados em 2026
Tunápolis moderniza tratamento de água com novo sistema
São João do Oeste amplia equipamentos agrícolas para uso dos agricultores
Mulher que fingia ter 12 anos é condenada por estelionato e falsa identidade em SC
Justiça suspende retirada de indígenas de área próxima à Barragem de José Boiteux
Contran estabelece novas regras para fiscalização da Lei Seca no país
Morador de Iporã do Oeste relembra impactos da grande nevasca de 1965
Corrida do Soldado reúne mil inscritos neste domingo em SMO
Anchieta instala 70 novos contêineres para ampliar coleta de resíduos
São Miguel do Oeste realiza Dia D de multivacinação neste sábado
Correios abrem novo programa de demissão voluntária após baixa adesão
Prefeitura de São José do Cedro propõe novas regras para concessão da licença-prêmio