As medidas protetivas a favor das mulheres são as mais efetivas na prevenção ao feminicídio em São José do Cedro. Esta decisão acaba impedindo aproximação do companheiro enquanto está em vigor a medida. A declaração é do delegado Sandro Zancanaro, responsável pela comarca de São José do Cedro, que também atende os municípios de Princesa e Guarujá do Sul.
Segundo ele, essas medidas evitam desde os crimes mais leves como ofensas até as lesões corporais e o feminicídio. Por isso, a Polícia Civil da comarca atua fortemente para garantir a efetividade desta decisão judiciária. No mês passado, na comarca de São José do Cedro houve duas tentativas de feminicídio que não acabaram se concretizando. Zancanaro salientou que o lar precisa ser um local onde a mulher deve se sentir segura, mas isso infelizmente para algumas delas estes espaços são motivos de preocupação e de medo. O delegado lamentou estes casos que ocorrem nos municípios da comarca.
Os pedidos de medida protetiva houve uma queda em São José do Cedro indo na contramão dos dados nacionais. Apesar disso, na avaliação do delegado Zancanaro, a bebida alcoólica, sem tirar a responsabilidade dos autores, é o principal motivador das violências domésticas. Tendo em vista que as principais ocorrências atendidas pela comarca o álcool está envolvido. Isso representa cerca de 98% dos casos os autores estão bêbados. O delegado também afirmou que a constatação de embriaguez não diminui ou inocenta o autor das agressões. Pelo contrário, em certos casos isso pode agravar a pena do agressor. Ainda segundo Sandro, os homicídios também cometidos na comarca foram com pessoas embriagadas.
Fonte: Portal Peperi
Paralisação dos bancários altera atendimento em agências de São Miguel do Oeste e região
Acusado de homicídio vai a júri nesta sexta-feira em Campo Erê
Licitação dos serviços de água e esgoto em SMO avança para a 3ª etapa
São João do Oeste foca em agendamento de serviços para maior eficiência no interior
Guaraciaba inicia demarcação para ampliar acesso ao desvio da BR-163
Lei Maria da Penha poderá proteger mulher mesmo sem vínculo com agressor
São Miguel do Oeste recebe etapa mesorregional do Dança Catarina nesta sexta-feira
Homem condenado a 27 anos de prisão por estupro de vulnerável é detido pela PM em Saltinho
Justiça deve decidir em até cinco dias pedido de soltura de mulher acusada de fingir ter 12 anos
MPSC questiona mudanças no regimento da Câmara de Iraceminha
Massa de ar polar derruba temperaturas e pode provocar geada em SC
Pai e dois filhos que morreram em acidente na SC-305 seguiam para treino de futsal; Campo Erê decreta luto oficial