Uma parceria entre o TRE-SC (Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina) e instituições, como Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa e a OAB/SC, resultou na viabilização do exercício de direito ao voto de 1.128 detentos do Estado e 92 internos de Centro de Atendimento Socioeducativo.
Esse número representa um aumento de 80% em comparação com 2018, quando 675 foram às urnas. Em 2014, apenas 51 votaram.
Segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), 12.963 presos provisórios poderão votar nas eleições deste ano.
Uma resolução do TSE considera preso provisório a pessoa recolhida em estabelecimento penal sem condenação criminal transitada em julgado. Já o adolescente internado é o maior de 16 e menor de 21 anos submetido a medida socioeducativa de internação ou a internação provisória. Além disso, o voto não é obrigatório.
Os detentos são consultados pela Justiça Eleitoral para saber em quais unidades há cidadãos com interesse em votar. O TRE faz esse trabalho de identificar se o preso já tem o título ou se possui irregularidade.
Para que uma sessão eleitoral seja montada, cada unidade precisa registrar o interesse mínimo de 20 presos. Neste ano, haverá votações em 22 presídios e três Centro de Atendimento Socioeducativo de Santa Catarina. Será instalada uma urna eletrônica e o funcionamento será semelhante a uma sessão tradicional.
A maior concentração de eleitores será no complexo penitenciário do Vale do Itajaí. São 147 detentos aptos. A menor será em Itapema, com 20 presos. Na Capital, ocorrerá votação na penitenciária de Florianópolis e no presídio feminino.
Também terá votação em quatro presídios femininos. Ao todo, 130 detentas estão aptas. São 46 em Chapecó, outras 27 na penitenciária de Criciúma, mais 34 no presídio feminino de Florianópolis e 23 em Joinville.
Adolescentes em conflito com a lei
No domingo, 92 internos de três Case (Centro de Atendimento Socioeducativo) também estão cadastrados na Justiça Eleitoral. São 29 no centro localizado em Criciúma, mais 29 na cidade de Joinville e 34 no Case de São José, na Grande Florianópolis.
Veja as unidades e o número de detentos
Unidades femininas
Fonte: Portal Peperi
Balsa retoma travessia na manhã deste domingo em Itapiranga
Internacional vence a Chapecoense na Arena Condá e quebra jejum de 10 partidas no Brasileirão
Microexplosão provoca danos em comunidades do interior de Guaraciaba
APAS realiza primeiro bingo e reúne mais de 600 pessoas em São Miguel do Oeste
JCI realiza mutirão de limpeza em cerca de dez pontos de São Miguel do Oeste
PM apreende 109 garrafas de vinho argentino em rodoviária de Dionísio Cerqueira
Incêndio atinge residência na área rural de Abelardo Luz
Grande público prestigia o desfile da Kerb-Fest em Iporã do Oeste neste sábado
Mulher fica ferida em acidente em Palmitos
Confira fotos e bastidores do debate da Peperi com candidatos ao Senado
Saer/Fron transfere idoso de Itapiranga para Hospital de Chapecó
Liquida Cedro movimenta Parque de Exposições e reúne comércio local