1.071 cabeças de gado morreram de frio em Mato Grosso do Sul, desde quarta-feira, 14. A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) estima que o prejuízo tenha sido de cerca de R$ 3 milhões para os produtores rurais.
As mortes ocorreram principalmente na região da Nhecolândia, no Pantanal sul-mato-grossense. Equipes da Iagro estão percorrendo as propriedades onde há suspeitas de morte por condições climáticas. Até o momento, foram confirmadas 1.071.
Dados do Inmet mostraram que na madrugada desta sexta-feira, 16, os termômetros marcaram 11°C em Corumbá, com sensação térmica ainda mais baixa: 9°C .
"Foram as temperaturas registradas mais baixas desse ano. E hoje é possível que ocorram mais mortes", afirmou o diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold.
No entanto, de acordo com Daniel, as mortes dos animais não são tão incomuns na região do Pantanal e já foram registradas anteriormente.
Na manhã de hoje, 16, cerca de 25 bezerros foram encontrados mortos em uma fazenda de Corumbá (MS), no Pantanal, devido ao frio. O prejuízo foi estimado em 40 mil reais pelo produtor rural.
Ao g1, o fazendeiro, que prefere não ser identificado, disse que os animais estavam arrendados para irem ao Pantanal quando as águas baixassem na vazante e seriam usados para criação e gado de corte. Segundo ele, os bezerros tinham entre cinco e oito meses de idade.
Frente fria
Em Campo Grande, na quinta-feira, 15, foi registrado 7,2ºC, considerada a menor mínima do ano, igualando a quarta-feira, 14.
O frio ainda permanece neste fim de semana, mas já começa a esquentar na próxima segunda-feira, 19. O outono vai embora e o inverno chega com chuva, mas sem previsão de novas “friacas” como as desta semana.
Fonte: Portal Peperi
Grêmio Alto Guamerim recebe Vasco do São Sebastião na decisão do Campeonato Master
Ex-prefeito de Itapiranga morre em Florianópolis
Sete candidatas disputam concurso da Rainha de Romelândia 2026/2028
Prefeitura de Romelândia recebe R$ 3,4 milhões em emendas parlamentares
Fetaesc faz avaliação positiva do Plano Safra para a agricultura familiar
Mais de mil pessoas já foram notificadas com hepatites virais em São Miguel do Oeste
Defesa Civil de Paraíso recebe novos equipamentos do Estado
Entidades debatem início do programa Protetor Ambiental Rural em Itapiranga
Campeonato Municipal de Futebol de Guaraciaba começa em 18 de julho com dez equipes
Brasil adota novas regras para exportação de carne à União Europeia
Acidente com viatura do Dease deixa dois feridos leves na BR-282
Travessia da balsa em Itapiranga ocorre com normalidade