O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta sexta-feira (6) a necessidade de discutir a regulação das redes sociais no Brasil. “A ausência de regulação das redes digitais só interessa às grandes corporações”, afirmou o presidente durante discurso ao receber o título de doutor honoris causa pela Universidade Paris 8, na França.
Lula também adiantou que a Cúpula do Brics, que será realizada no Brasil em um mês, pretende adotar uma Declaração sobre Governança da Inteligência Artificial.
Segundo Lula, “em tempos de desinformação e negacionismo, o saber deve ser protegido como instrumento de bem comum”.
No discurso, Lula também defendeu a educação e o acesso das pessoas mais vulneráveis à universidade. “A direita tem medo da educação porque sabe que é onde nasce a consciência”, disse.
O petista acrescentou que carrega “a convicção de que o papel da política não é administrar a desigualdade, mas enfrentá-la”.
“No Brasil, que fundou suas primeiras universidades somente no início do século 20, o ensino superior sempre foi pensado e reservado para a elite. Foi preciso que um metalúrgico sem diploma universitário chegasse ao poder pelo voto popular para mudar essa realidade. Tenho a honra de ser o presidente que mais criou instituições de ensino técnico e superior”, disse.
Lula também citou o educador Paulo Freire em seu pronunciamento. “Que sigamos honrando o legado do mestre brasileiro Paulo Freire e colocando a educação como prática da liberdade, o diálogo como método e a crítica como ferramenta de emancipação”, afirmou.
No pronunciamento, o presidente da República afirmou que pretende até 2026 criar uma universidade para indígenas. “Em consulta com nossos povos originários, criaremos a primeira Universidade Indígena até 2026´´, afirmou.
Homenagem
Lula recebeu o título de doutor honoris causa na Universidade de Paris 8, na França, conhecida também pelo nome de Paris 8 de Vincennes Saint Denis. A universidade tem forte vínculo com a classe trabalhadora e com públicos marginalizados, incluindo estudantes sem diploma e imigrantes.
Essa é a segunda homenagem ao presidente brasileiro durante a visita que ele faz ao país europeu. Na quinta-feira (5), Lula recebeu uma medalha de honra da Academia Francesa, entregue a 19 chefes de Estado ao longo de 400 anos, entre eles o imperador Dom Pedro II, em 1872.
Nesta sexta-feira (6), Lula participa do Fórum Econômico Brasil-França, que reúne empresários brasileiros e franceses para discutir diversos temas como transição energética, descarbonização, infraestrutura e oportunidades de negócios e investimentos.
Fonte: Portal Peperi
Mulher é presa em flagrante após furtar roupas de loja no centro de São Miguel do Oeste
São João dos Idosos reúne mais de 400 participantes em grande confraternização em São José do Cedro
Justiça manda homem pagar R$ 20 mil à ex após ofensas por mensagens
São João do Oeste tem novos projetos para melhorar saúde dos moradores
TJ libera retomada da licitação de água e esgoto em São Miguel do Oeste
Programa Protetor Ambiental reúne 70 alunos para demonstrações no interior de Itapiranga
Vereadora pede informações sobre jornada e estrutura da UPA em SMO
Saída de pista seguida de capotamento deixa homem ferido na BR 282 entre SMO e Paraíso
Vereadora pede informações sobre atendimento nas UBSs de SMO
Câmara aprova projeto que altera pagamento do vale-alimentação em SMO
Câmara aprova projeto que disciplina repasse de recursos para entidades de SMO
São Miguel recebe etapa estadual dos Jesc com participação de 690 escolas