O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou nesta quinta-feira (10) a escolha do deputado federal Pedro Lucas (União-MA) para o ministério das Comunicações. A decisão foi tomada depois de uma reunião no Palácio do Planalto.
A previsão é que o novo ministro tome posse após a Páscoa. “Pedro Lucas só pediu até depois da Páscoa para assumir, porque tem que encaminhar questões pessoais, de mandato e de liderança da bancada”, disse a ministra da Secretaria de Relações Exteriores, Gleisi Hoffmann, escala para fazer o anúncio.
Além de Gleisi, participaram do encontro com Lula o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), o futuro ministro e Rui Costa, da Casa Civil.
A informação sobre o aceite de Pedro Lucas foi anunciada por Gleisi em uma entrevista coletiva após a reunião. O parlamentar deve assumir a pasta após o feriado da Páscoa, que é em 20 de abril, segundo a ministra.
Quem é Pedro Lucas
Desde fevereiro de 2025, o deputado é líder do União na Câmara. Antes, era vice-líder do governo no Congresso Nacional, posição que ocupou por dois anos, desde fevereiro de 2023.
Ao longo do mandato, participou de comissões especiais e externas, como a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) de Derramamento de Óleo no Nordeste, entre 2019 e 2021.
Pedro Lucas se aproximou do presidente Lula em viagem recente dos presidentes do Legislativo e líderes convidados à Ásia.
Ele esteve junto a uma comitiva de ministros e parlamentares, como o presidente do Senado e seu colega de sigla, Davi Alcolumbre (União-AP), com o objetivo de “fortalecer ainda mais os laços e ampliar as possibilidades de investimentos para o Brasil”, como afirma em uma publicação feita nas redes sociais.
Juscelino denunciado pela PGR
O antecessor na pasta, Juscelino Filho, pediu demissão na terça-feira após ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por desvio de emendas parlamentares via Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
Segundo as investigações, Juscelino, quando era deputado federal, teria destinado emendas ao município de Vitorino Freire (MA), cuja prefeita, à época, era sua irmã.
Também há suspeita de que Juscelino Filho tenha recebido propina de empresas de fachada que teriam sido contratadas para a execução de obras de pavimentação.
Ele foi o primeiro ministro do governo Lula a ser formalmente acusado pela PGR.
Ele pode se tornar réu por crimes como corrupção passiva; lavagem de dinheiro; organização criminosa; falsidade ideológica; fraude a licitação e violação de sigilo em licitação. Se aceita a denúncia, Juscelino será julgado pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF).
Fonte: Portal Peperi
São João do Oeste avança em projeto de pavimentação no interior
Epagri promove Seminário Regional de Tilapicultura em São Miguel do Oeste
Delegacia de Itapiranga lidera número de prisões em flagrante em 2025 e 2026 na região
Município de Guaraciaba terá novamente Para e Siga 24 horas a partir da próxima segunda
Feira Livre de SMO terá café colonial e palco aberto em homenagem ao Dia das Mães
Reunião em São José do Cedro apresenta oportunidades do Crédito Fundiário para jovens agricultores
Simone Tomazelli assume Secretaria de Educação, Cultura e Esporte em Guaraciaba
Após décadas nas estradas, Unesul encerra operação interestadual no Sul do Brasil
Câmara de SMO aprova moção para prevenção aos impactos do El Niño
Vereadora pede dados para projeto de isenção de IPTU a famílias com autistas
Jovens parlamentares sugerem melhorias no trânsito, em escolas e em praças de SMO
Santa Catarina bate recorde com R$ 900 milhões investidos em defesa civil entre 2023 e 2026