O escritor e historiador, Douglas Franzen, fez um amplo resgate histórico sobre o período da chegada dos primeiros moradores até a emancipação de São João do Oeste. De acordo com ele a colonização iniciou em 1932 com muita riqueza cultural que permanece na atualidade.
Segundo Franzen, os primeiros moradores vieram diretamente da Alemanha ou de colônias gaúchas de origem germânica. O escritor e historiador cita os nomes de destaque como do ginasta alemão, Anton Schuler, e da costureira do teatro de Berlim, Elisabeth Foellmer, como figuras marcantes da colonização da Vila São João. Destaca ainda a primeira escola, construída em 1934, sendo o primeiro professor, Emilio Angst.
“A construção do hospital antigo iniciou em 1956 e a primeira igreja foi construída em 1934, já a atual igreja em madeira foi iniciada a construção em 1945” conta. O livro será lançado na festa da paróquia São João Berschmans, no dia 3 de maio com venda disponibiliza.
O escritor e historiador destaca que a realidade atual de São João do Oeste está ligada ao período da colonização, que ocorreu com pessoas instruídas e com muito conhecimento. Segundo Douglas Franzen, o livro é baseado em fatos do início da colonização em 1932 até a emancipação em 1992.
“O processo de emancipação de São João, ele também foi bastante turbulento, teve várias questões políticas, partidárias. Essa emancipação em relação à Itapiranga não foi um processo fácil para a vila. A gente está resgatando toda essa história também de como aconteceu a emancipação de São João” explica.
Ele cita a importância da educação, religião e cultura desde a chegada dos pioneiros de São João do Oeste.
Jantar Típico reúne grande público no 7º dia da 16ª Deutsche Woche
Lar Legal Rural entrega 15 escrituras para famílias de Iporã do Oeste
Cooperativa de São João do Oeste reforça parceria com a Epagri e escolas rurais
FLIC movimenta São Lourenço do Oeste durante as comemorações dos 68 anos do município
Reunião entre prefeitura e DNIT define estudos para melhorias no trânsito em SMO
Brasil reafirma cumprimento das exigências sanitárias da União Europeia
Summit Empresarial CDL 2026 reúne mais de 700 participantes
Homem preso por tráfico é encontrado morto em penitenciária no Meio-Oeste de SC
Recesso escolar da rede estadual será mais curto em 2026 na Regional de São Miguel do Oeste
Operação Ágata intensifica combate ao contrabando na fronteira de SC e PR
Cidasc mantém monitoramento de casos de raiva em Itapiranga
Secretária de Saúde destaca importância da prevenção contra hepatites