O município de Iporã do Oeste vai realizar na tarde desta quarta feira, 18, o lançamento do programa nacional Mais Ciência na Escola, que beneficiará a Rede Municipal de Ensino com a implantação de uma sala maker.
O evento ocorrerá no Centro Escolar Multiuso do CIEF, às 14 horas, e contará com a presença de representantes da Universidade da Fronteira Sul, instituição responsável pela parceria no projeto, gestores escolares, representantes da próxima gestão municipal, secretários, professores e membros da comunidade escolar.
De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Neusa Beilke, a participação do município no programa é resultado de uma chamada pública do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), em parceria com a Universidade da Fronteira Sul, de Chapecó.
O contato inicial para a implantação da sala maker foi feito em meados deste ano, quando a universidade manifestou interesse em levar o projeto para a cidade, com o apoio da Secretaria de Educação. A proposta foi prontamente aceita, e a infraestrutura necessária para a implementação da sala maker foi providenciada no Centro Escolar Multiuso, que será inaugurado no próximo dia 27 de dezembro.
A Secretária de Educação explicou que para ser contemplado, o município teve que cumprir diversas etapas do edital do CNPq. Além disso, a equipe da escola do CIEF, sob a liderança de sua direção, precisou fornecer uma série de informações detalhadas para garantir a participação no programa.
O programa Mais Ciência na Escola é uma iniciativa nacional que visa oferecer uma nova abordagem de ensino nas escolas por meio de atividades práticas, envolvendo alunos e professores. Neusa Beilke enfatiza que o valor do investimento para a execução do projeto é de 100 mil reais, que serão utilizados na aquisição de equipamentos simples e materiais pedagógicos como pregos, martelos, tintas, lupas e microscópios, entre outros.
Além disso, o programa também contempla a formação de professores para o uso adequado dos materiais, garantindo a melhor aplicação dos recursos.
Neusa Beilke destacou ainda que a sala maker será destinada não apenas ao Centro Integrado de Ensino Fundamental (CIEF), mas a toda a Rede Municipal de Ensino. A ideia é que, futuramente, as escolas possam agendar horários para utilizar a estrutura, permitindo que alunos de diferentes níveis de ensino se beneficiem dessa nova proposta pedagógica.
Neusa salienta que a sala será um espaço onde os estudantes poderão aprender e aplicar conhecimentos de diversas disciplinas de forma prática, proporcionando uma formação mais completa. A sala maker estará equipada com recursos que possibilitarão a realização de atividades inovadoras nas áreas de ciências, matemática, português, artes, entre outras.
A expectativa é que o programa desenvolva habilidades e competências nos alunos, promovendo um aprendizado mais dinâmico e interativo.
Fonte: Portal Peperi
Semana começa com calor, mas Oeste de Santa Catarina pode ter temporais isolados
Desfile Típico reúne grande público na 16ª Deutsche Woche
Dia do Colono e do Motorista é comemorado com Feira e Benção de Carros em Iporã do Oeste
Itapiranga elabora protocolo para enfrentamento de Bullying e CyberBullying nas escolas
16ª Deutsche Woche encerra neste sábado com pleno sucesso
Peperi Debates discute desafios do campo e impactos do Plano Safra no Dia do Colono
Discussão entre familiares termina com feridos e danos em São José do Cedro
Criminosos arrombam estabelecimento comercial e furtam equipamentos e alimentos em Campo Erê
Projetos que restringem plásticos descartáveis preocupam indústria catarinense
Receita Federal inicia implantação do CNPJ alfanumérico na próxima sexta-feira
Edital Aldir Blanc destina R$ 356 mil para projetos culturais em SMO
Casan inicia cobrança pelo serviço de limpeza de fossas em seis municípios da região