O Governo do Estado está subdelegando o Aeroporto de Pinhalzinho para a gestão da Prefeitura Municipal. O governador Jorginho Mello assinou a autorização para que a Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF) inicie o processo administrativo de subdelegação nesta quarta-feira, 19, juntamente com o prefeito Alessandro Beltrame e demais autoridades, durante a abertura da Itaipu Rural Show.
“A gente acredita nas potencialidades regionais e por isso sabemos da importância de investir nesse aeroporto, que vai dar mais dinamismo aqui na região. Nós vamos reformar todos os aeroportos, dos dezesseis, doze já estão revitalizados. E vamos trabalhar para restabelecer esses voos que são importantes para o desenvolvimento, para o crescimento de Santa Catarina”, argumentou o governador Jorginho Mello.
O Aeroporto de Pinhalzinho é um dos mais novos aeródromos do estado, tendo sido incluído no Paesc em 2024 e teve os trâmites de outorga para exploração de aeródromo público concluídos junto ao Ministério de Portos e Aeroportos e Secretaria Nacional de Aviação Civil.
Agora com a subdelegação ao município, a prefeitura será responsável pela gestão e o governo estadual, por meio do convênio assinado, poderá investir na implantação e na melhoria da infraestrutura dos aeródromos, propiciando acesso ao serviço aeromédico e de segurança pública, desenvolvendo a economia das regiões, otimizando tempo e gerando oportunidades de negócios com voos executivos, de fretamento, serviços especializados, hangaragem e manutenção de aeronaves.
O governador Jorginho Mello já anunciou em 2024 a destinação de R$ 8 milhões para a construção da pista. O projeto foi aprovado pelo Comando da Aeronáutica prevê uma pista de pouso e decolagem para operações visuais-diurnas com dimensões de 1.300 metros de comprimento por 30 metros de largura, taxiway e pátio de aeronaves. A Prefeitura de Pinhalzinho também investirá outros R$ 8,7 milhões em obras complementares como drenagem e cercamento do terreno.
Fonte: Portal Peperi
IX Conferência Municipal de Saúde reúne comunidade e discute avanços no atendimento em São Miguel do Oeste
Juarez Júnior confirma participação como case local no Summit Empresarial CDL 2026
Mulher é presa em flagrante após furtar roupas de loja no centro de São Miguel do Oeste
São João dos Idosos reúne mais de 400 participantes em grande confraternização em São José do Cedro
Justiça manda homem pagar R$ 20 mil à ex após ofensas por mensagens
São João do Oeste tem novos projetos para melhorar saúde dos moradores
TJ libera retomada da licitação de água e esgoto em São Miguel do Oeste
Programa Protetor Ambiental reúne 70 alunos para demonstrações no interior de Itapiranga
Vereadora pede informações sobre jornada e estrutura da UPA em SMO
Saída de pista seguida de capotamento deixa homem ferido na BR 282 entre SMO e Paraíso
Vereadora pede informações sobre atendimento nas UBSs de SMO
Câmara aprova projeto que altera pagamento do vale-alimentação em SMO