A Câmara de Vereadores de Itapiranga aprovou o projeto para incentivos do município para a certificação de propriedades livres de Brucelose e Tuberculose. O projeto é de autoria do Vereador, Valdair Miguel Dahmer, que é médico veterinário e já trabalhou em programas de certificação em parceria com a Cidasc. Foi aprovada uma alteração na Lei que já destinava subsídios para exames de Brucelose e Tuberculose Animal.
A nova proposta visa contemplar propriedades rurais que estejam interditadas pela Cidasc em razão das doenças no rebanho bovino. Outra situação é que estejam em processo de certificação ou para a manutenção do certificado da Cidasc.
Valdair Dahmer destaca que no ano de 2021 o município possuía aproximadamente 40 propriedades rurais em processo de saneamento. Em 2025, este número foi reduzido a apenas três propriedades.
O Vereador destaca que o município foi líder estadual na certificação e atualmente reduziu o número e perdeu o primeiro posto no controle de brucelose e tuberculose bovina. “A certificação depende da realização periódica de exames, mesmo em propriedades livres de ocorrência e sem histórico recente de casos” explica.
A proposta de alteração legislativa tem por finalidade remover a limitação que condiciona o subsídio apenas às propriedades interditadas, permitindo que todo produtor rural cadastrado possa ter acesso ao benefício. “O incentivo à realização dos exames fortalece o combate para a erradicação da Brucelose e Tuberculose” afirma.
Os produtores possuem interesse em melhorarem as condições de sanidade do rebanho, porém os investimentos necessários dificultam as medidas.
Fonte: Portal Peperi
Após problemas em Itapiranga, Corpo de Bombeiros lança aplicativo para acionar 193
ADEFISMO realiza assembleia para eleger nova diretoria em São Miguel do Oeste
Começa nesta quinta-feira o Liquida Inverno Iporã
Homem que foi encontrado morto dentro de carro, é identificado
Educação do Estado desenvolve ações para contemplar a Cultura de Paz
Homem é preso com cocaína escondida em carro durante abordagem em São José do Cedro
Golpe do “prêmio por PIX” faz moradora perder mais de R$ 8 mil em Palma Sola
CRAS de São José do Cedro retoma oficinas com crianças e organiza ações para mulheres
Iporã do Oeste implanta vagas especiais de estacionamento para idosos e deficientes