A Semana do Migrante é incentivado pelo Serviço Pastoral dos Migrantes, ligado à igreja católica. Conforme o padre Dionísio Korbes, a ação também faz parte da Campanha da Fraternidade estabelecida pela CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
A Semana Nacional do Migrante é comemorada de 18 a 25 de junho com o tema: Migração e segurança alimentar, com o Lema: Para o migrante, a pátria é a terra que lhe dá pão.
O Padre considera que o momento exige uma acolhida ao migrante. Cita ainda que o Papa também demonstra atenção para animar as pessoas que se encontram deslocadas de suas terras e muitas vezes de suas famílias. O Papa Francisco divulgou uma mensagem afirmando que as pessoas devem ser livres para partir e livres para ficar.
Itapiranga possui estimativa de aproximadamente dois mil migrantes. A maioria são venezuelanos que fogem dos problemas políticos e econômicos em seu país. O Padre Dionísio Korbes afirma ainda que o município conta com migrantes de outros países e por isso defende uma programação voltada para diversas etnias. O Padre declara que diante dos migrantes e refugiados a nossa melhor atitude é acolher, sem criar antipatias e considerar os migrantes como se fossem um problema ou ameaça.
Dionísio Korbes afirma que diante de certas situações precisamos buscar soluções, pois elas existem, basta ter compaixão, empatia e boa vontade. Menciona ainda que Itapiranga enfrenta um grave problemas habitacional e isso não deve ser motivo de exploração do aluguel.
A programação de domingo é aberta ao público e com fichas limitadas para o almoço. Uma equipe de voluntários organiza um roteiro que vai iniciar às 10 horas com encontro na Praça do Migrante, na Avenida Uruguai ao lado da rodoviária. Conforme o Padre Dionísio Korbes, será um momento de integração em diferentes etnias, em um local que simboliza o início da colonização do município com a chegada dos primeiros migrantes. Em seguida, terá uma caminhada pela Avenida Uruguai e Rua da Matriz, até o pavilhão da igreja. Será servido almoço com macarronada e galeto ao preço de R$ 20,00.
O Padre destaca que foram limitadas 400 fichas para serem comercializadas. A programação encerra com evento cultural até às 15 horas.
Fonte: Portal Peperi
Autuações por embriaguez ao volante caem 20% nas rodovias do Extremo Oeste em 2025
Grêmio Alto Guamerim recebe Vasco do São Sebastião na decisão do Campeonato Master
Ex-prefeito de Itapiranga morre em Florianópolis
Sete candidatas disputam concurso da Rainha de Romelândia 2026/2028
Prefeitura de Romelândia recebe R$ 3,4 milhões em emendas parlamentares
Fetaesc faz avaliação positiva do Plano Safra para a agricultura familiar
Mais de mil pessoas já foram notificadas com hepatites virais em São Miguel do Oeste
Defesa Civil de Paraíso recebe novos equipamentos do Estado
Entidades debatem início do programa Protetor Ambiental Rural em Itapiranga
Campeonato Municipal de Futebol de Guaraciaba começa em 18 de julho com dez equipes
Brasil adota novas regras para exportação de carne à União Europeia
Acidente com viatura do Dease deixa dois feridos leves na BR-282