Itapiranga possui 8.600 consumidores de energia elétrica e desses, 1.096 tem projetos fotovoltaicos em funcionamento. Somando as instalações de produção de energia solar de Tunápolis, São João do Oeste e Iporã do Oeste, chega a 28% das unidades geradoras de energia do sol nos 34 municípios de abrangência da Agência Regional da Celesc de São Miguel do Oeste.
Conforme o Gerente Regional, Sandro Valmorbida, Itapiranga é um dos municípios de maior consumo na região. 13% dos consumidores já investiram em energia renovável. A Celesc está instalando Reguladores de Tensão nas redes gerais para evitar problemas nos horários de pico de produção e de consumo.
O Gerente Regional da Celesc, Sandro Valmorbida, destaca que a empresa incentiva a produção de energia solar e informa que a regional está instalando uma unidade com mais de quatro mil placas. Frisa que a Celesc é uma empresa pública, porém, mais de 80% das ações estão com a iniciativa privada. Hoje a empresa tem a segunda menor tarifa do país e mesmo assim consegue resultados satisfatórios.
Com relação a investimentos, está projetado para os próximos cinco anos a construção de nova linha de transmissão de Mondaí a Itapiranga orçada em R$ 96 milhões de reais. Ela entrará em atividade cada vez que a Linha de São Miguel do Oeste registrar algum problema.
Na subestação em linha Laranjeira, no interior de Itapiranga, até 2026 será trocado o transformador com investimento de R$ 7 milhões de reais. Além disso, a empresa investe em redes trifásicas para atender a demanda de consumo no meio rural. Sandro Valmorbida justifica a necessidade em função da ampliação de projetos agropecuários.
Com o crescimento da produção de energia com sistema solar, a Celesc já realiza melhorias nos sistemas de transmissão com instalação de reguladores de tensão para manter os índices exigidos pela ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica. Conforme Valmorbida, atualmente pouco mais de 2% da energia elétrica consumida na região é proveniente do sistema solar.
Fonte: Portal Peperi
Postos de combustíveis de Itapiranga registram falta de óleo diesel comum
ACEPRO promove brechó solidário neste sábado em São José do Cedro
CASAN orienta moradores sobre limpeza de fossas em Descanso
Vereadores pedem reforço na iluminação do trevo da BR-282 com a SC-163
Bolsonaro está em UTI com broncopneumonia bacteriana, diz boletim
STF forma maioria para manter prisão de Vorcaro
Corpo de homem seminu é encontrado em frente à residência, em Iporã do Oeste
Cine Peperi faz promoção especial para o filme “Pânico 7” em São Miguel do Oeste
Fux acompanha Mendonça e STF tem dois votos para manter Vorcaro preso