Programa institucional Rede Catarina de Proteção a Mulher é desenvolvido por policiais militares de Itapiranga direcionado à prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher.
Conforme o Cabo da Polícia Militar de Itapiranga, Daniel Utzig, o programa está em vigor desde 2020 e já registra um número expressivo de atendimentos. Ele que o ano de 2021 encerrou com 80 medidas protetivas expedidas pelo poder judiciário e no momento são mais de 50 medidas ainda em ativo.
Daniel Utzig enfatiza que o trabalho registrado é de acompanhamento às mulheres que possuem as medidas protetivas de urgência protocoladas. Atualmente o número é considerado alto para a cidade de Itapiranga. A preocupação do órgão é solucionar as agressões sofridas pelas mulheres e amparar em situações necessárias.
O cabo da Polícia Militar de Itapiranga enfatiza que na maioria dos casos o agressor é cônjuge da vítima, mas não é uma situação generalizada. O policial destaca que não existe padrão específico de perfil do agressor. O aumento no número de medidas protetivas demonstra também que as mulheres estão mais encorajadas em se manifestar em casos de violência e pedir ajuda.
O Grupamento da Polícia de Itapiranga possui uma guarnição especial para atendimento, sempre com a presença de uma policial mulher, que realiza o acompanhamento dos casos e efetua o trabalho de prevenção com orientações e palestras.
Em Itapiranga são dois policiais que coordenam o programa, sendo um homem e uma mulher que desenvolvem as atividades desde a implantação do programa com orientações e auxílios.
Utzig enfatiza que a mulher que sofre a violência e quiser denunciar, o canal principal é o 190, ou a Delegacia de Polícia Civil e até mesmo o próprio Fórum da Comarca. Depois que o boletim de ocorrência for gerado, o caso será investigado e a medida protetiva poderá ser protocolada pelo poder judiciário
Daniel Utzig destaca que não são apenas agressões físicas caracterizadas como violência. Ele cita que engloba ainda ameaças, violência moral, psicológica e até mesmo sexual.
Fonte: Portal Peperi
Incêndio destrói igreja em Treze de Maio, no Sul de SC
Duas pessoas ficam feridas em queda de moto na SC-155, em Xanxerê
Mulher morre e outras três ficam feridas em colisão frontal na SC-480, em Bom Jesus
Deslizamento de terra bloqueia parcialmente a BR-282 em Nova Itaberaba
Bombeiros seguem buscas por criança no Rio Moraes, em São Carlos
Femusmo encerra quarta edição com sucesso e grande público em São Miguel do Oeste
Complexo Jovem reúne grande público na 47ª Oktoberfest em Itapiranga
Mutirão da Saúde oferece atendimentos e orientações gratuitas em São Miguel do Oeste
Festa de São Miguel Arcanjo registra lucro líquido de R$ 115 mil em São Miguel do Oeste
Dia das Crianças no Bombeiro reúne famílias e mais de 50 crianças em São Miguel do Oeste
47ª Oktoberfest prossegue neste sábado com diversas atrações
Idoso sobrevive após caminhão cair em rio e ficar com cabine submersa em SC