A lei que reconhece Itapiranga a Capital Catarinense do Cooperativismo de Crédito foi entregue nesta quarta-feira, 15, ao prefeito de Itapiranga, Alexandre Ribas, e também ao presidente da Sicoob Creditapiranga, Simplício Meurer, por Gabriel Celuppi, representando a Deputada Estadual Marlene Fengler.
Quando apresentou o projeto em plenário, a parlamentar disse se tratar de uma questão de justiça com o município porque a primeira cooperativa de crédito de Santa Catarina foi fundada na localidade em 1932, quando ainda era conhecida como Porto Novo. Ao projeto, ela anexou um documento da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) reconhecendo o município de Itapiranga como pioneiro na implantação da modalidade no estado.
Marlene se baseou no livro "Memórias de uma Pioneira" para embasar a justificativa de apresentação da proposta. Pelo relato de mais de oito décadas de história da Creditapiranga, uma instituição financeira voltada às demandas da comunidade fundada por 41 sócios, à época, com o nome de Caixa Rural União Popular de Porto Novo, a ideia inicial era que a instituição prestasse serviços financeiros à população local.
Também, conforme o documento, a cooperativa liderou ações focadas no desenvolvimento de Itapiranga e região, além de financiar, no início dos anos de 1960, um estudo sobre os principais entraves ao desenvolvimento, propondo, como solução, uma série de ações que foram implantadas e constituíram, de forma decisiva, para a evolução econômica e social da região.
Fonte: Portal Peperi
Carro capota ao sair de pista na SC-161 em Palma Sola e deixa duas pessoas feridas
Condutor perde controle de veículo e sai da pista na SC-305
Colisão traseira entre dois veículos é registrada na SC-161 em Palma Sola e deixa apenas danos materiais
Bombeiros auxiliam em parto em casa de Itapiranga
Veículo é alvo de furto no bairro Andreatta, em São Miguel do Oeste
Palestras em escolas debatem assuntos indicados pelas famílias de Itapiranga
Após atropelamento, prefeitura retira vegetação e estuda rótula em cruzamento
Pastoral da Criança promove arrecadações de roupas para mais de 1,2 mil crianças em São Miguel do Oeste
Agro de SC bate R$ 74,9 bilhões em 2025 e cresce 15%, mesmo com alta nos custos
Vereadora Ana Flávia solicita informações detalhadas sobre a rede de saúde de SMO
Magno Malta é hospitalizado às pressas após sofrer mal súbito no Senado
Populares impedem furto de moto e homem acaba preso em SMO