A Coordenadoria Regional de Educação de São Miguel do Oeste, que abrange sete municípios, enfrenta desafios significativos no cumprimento das metas estabelecidas pela Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Embora os índices dos anos iniciais tenham apresentado uma leve melhora, os números voltaram a cair em 2023. No ensino médio, a situação é ainda mais crítica, com os índices permanecendo abaixo do esperado.
Segundo a integrante do Núcleo de Formação da regional, Dilse Brancher Garlet, enquanto nos anos iniciais a média foi de 6,2 em 2021, em 2023 ela caiu para 5,9. Nos anos finais, houve uma leve melhora, de 4,6 em 2019 para 5,06 em 2023. No entanto, o ensino médio apresentou uma média preocupante de 4,2 tanto em 2019 quanto em 2023, após uma leve alta em 2021.
Dilse ressaltou que alguns municípios da região não participaram de todas as medições, devido a turmas pequenas ou falta de presença mínima dos alunos na prova do SAEB. Apesar disso, esforços estão sendo feitos, como a promoção de trocas de experiências entre professores e a formação contínua dos docentes. Ela destacou que a aplicação do novo currículo base do território catarinense trouxe mudanças significativas, exigindo uma revisão constante dos planos de ensino e de aula.
Fonte: Portal Peperi
Festa de São Miguel Arcanjo registra lucro líquido de R$ 115 mil em São Miguel do Oeste
Dia das Crianças no Bombeiro reúne famílias e mais de 50 crianças em São Miguel do Oeste
47ª Oktoberfest prossegue neste sábado com diversas atrações
Idoso sobrevive após caminhão cair em rio e ficar com cabine submersa em SC
Retrato Falado resgata histórias de Odir Martins Ghidini e da antiga Vila Oeste
Peperi Debates discute dificuldades de São Miguel do Oeste e região para eleger deputados
Swell Óptica e Joalheria celebra 12 anos de história em São Miguel do Oeste
Saiba quem são os finalistas do Femusmo que se apresentam neste sábado
PM apreende mais de 300 celulares avaliados em R$ 3 milhões escondidos em caminhão de farinha
Princípio de incêndio em hotel deixa funcionário intoxicado em Dionísio Cerqueira
Saída de pista seguida de capotamento deixa dois homens feridos na SC-163
Engavetamento envolvendo caminhão e três carros deixa mulher ferida na BR-282, em Xaxim