Indenização rápida evita prejuízos e fortalece combate a doenças em rebanhos de SC

Por Ricardo Orso, São Miguel do Oeste

Compartilhar
Indenização rápida evita prejuízos e fortalece combate a doenças em rebanhos de SC
Foto: Divulgação/SecomGOVSC

Por trás dos índices que colocam Santa Catarina entre os estados com melhor status sanitário do Brasil, existe uma ferramenta considerada estratégica para a proteção dos rebanhos e da produção agropecuária: o Fundo Estadual de Sanidade Animal (Fundesa). Executado pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sape), em parceria com a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), o programa garante indenizações a produtores que precisam realizar o abate sanitário de animais acometidos por doenças previstas nos programas oficiais de controle.

A principal atuação do fundo ocorre nos casos de brucelose e tuberculose bovina. Quando há confirmação da doença, os animais precisam ser abatidos para evitar a disseminação dos focos e preservar a sanidade dos rebanhos. Nesses casos, o produtor recebe uma indenização calculada de forma individual, com base no valor de mercado de cada animal.

Segundo a Secretaria da Agricultura, o mecanismo permite que o produtor recupere parte das perdas e recomponha o rebanho com mais rapidez.

“O Fundesa é fundamental para a manutenção do elevado status sanitário de Santa Catarina. Ao mesmo tempo em que fortalece o controle de doenças e protege a saúde pública, garante ao produtor o apoio necessário para recompor sua atividade e continuar produzindo com segurança”, destaca o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Admir Dalla Cort.

Recomeço após perdas no rebanho

A importância do fundo foi decisiva para o produtor Daniel Michels, de Braço do Norte, no Sul catarinense. Há três anos, após a confirmação de tuberculose em sua propriedade, 52 animais precisaram ser sacrificados.

O cenário poderia representar o encerramento da atividade leiteira da família. No entanto, com a indenização do Fundesa e o acompanhamento técnico da Cidasc, foi possível reestruturar a produção.

“Se não tivesse esse auxílio, não estaria mais na atividade. Com esse apoio pelos animais que perdi e com os recursos do Fundesa, deu para começar a atividade de novo”, relata o produtor.

R$ 20 milhões em indenizações

Somente em 2025, o Fundesa indenizou 4.865 animais em Santa Catarina, totalizando aproximadamente R$ 20 milhões em recursos.

Produtores que identificarem suspeitas ou tiverem confirmação de doenças de notificação obrigatória devem comunicar imediatamente a Cidasc. A partir daí, técnicos orientam sobre os procedimentos sanitários e a documentação necessária para acesso à indenização.

Estado tem nota máxima em segurança sanitária

Os resultados do trabalho aparecem nos indicadores nacionais. Santa Catarina possui a menor incidência de brucelose bovina do país e está entre os estados com menor incidência de tuberculose bovina.

Além disso, o estado recebeu nota máxima do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) na classificação de risco para as duas doenças.

Atualmente, mais de 3 mil propriedades catarinenses possuem certificação da Cidasc como livres de brucelose e tuberculose, fortalecendo a reputação da pecuária estadual no mercado nacional e internacional.

Fonte: Governo de SC

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi