Por trás dos índices que colocam Santa Catarina entre os estados com melhor status sanitário do Brasil, existe uma ferramenta considerada estratégica para a proteção dos rebanhos e da produção agropecuária: o Fundo Estadual de Sanidade Animal (Fundesa). Executado pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sape), em parceria com a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), o programa garante indenizações a produtores que precisam realizar o abate sanitário de animais acometidos por doenças previstas nos programas oficiais de controle.
A principal atuação do fundo ocorre nos casos de brucelose e tuberculose bovina. Quando há confirmação da doença, os animais precisam ser abatidos para evitar a disseminação dos focos e preservar a sanidade dos rebanhos. Nesses casos, o produtor recebe uma indenização calculada de forma individual, com base no valor de mercado de cada animal.
Segundo a Secretaria da Agricultura, o mecanismo permite que o produtor recupere parte das perdas e recomponha o rebanho com mais rapidez.
“O Fundesa é fundamental para a manutenção do elevado status sanitário de Santa Catarina. Ao mesmo tempo em que fortalece o controle de doenças e protege a saúde pública, garante ao produtor o apoio necessário para recompor sua atividade e continuar produzindo com segurança”, destaca o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Admir Dalla Cort.
Recomeço após perdas no rebanho
A importância do fundo foi decisiva para o produtor Daniel Michels, de Braço do Norte, no Sul catarinense. Há três anos, após a confirmação de tuberculose em sua propriedade, 52 animais precisaram ser sacrificados.
O cenário poderia representar o encerramento da atividade leiteira da família. No entanto, com a indenização do Fundesa e o acompanhamento técnico da Cidasc, foi possível reestruturar a produção.
“Se não tivesse esse auxílio, não estaria mais na atividade. Com esse apoio pelos animais que perdi e com os recursos do Fundesa, deu para começar a atividade de novo”, relata o produtor.
R$ 20 milhões em indenizações
Somente em 2025, o Fundesa indenizou 4.865 animais em Santa Catarina, totalizando aproximadamente R$ 20 milhões em recursos.
Produtores que identificarem suspeitas ou tiverem confirmação de doenças de notificação obrigatória devem comunicar imediatamente a Cidasc. A partir daí, técnicos orientam sobre os procedimentos sanitários e a documentação necessária para acesso à indenização.
Estado tem nota máxima em segurança sanitária
Os resultados do trabalho aparecem nos indicadores nacionais. Santa Catarina possui a menor incidência de brucelose bovina do país e está entre os estados com menor incidência de tuberculose bovina.
Além disso, o estado recebeu nota máxima do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) na classificação de risco para as duas doenças.
Atualmente, mais de 3 mil propriedades catarinenses possuem certificação da Cidasc como livres de brucelose e tuberculose, fortalecendo a reputação da pecuária estadual no mercado nacional e internacional.
Fonte: Governo de SC
Santa Catarina define os 16 deputados federais eleitos; confira a lista
Santa Catarina define os 40 deputados estaduais eleitos; confira a lista
Reeleito no 1° turno, Jorginho atribiu vitória a gestão e força da direita em SC
Júlia Zanatta supera 552 mil votos e alcança votação histórica para deputada federal em SC
Jorginho Mello vence nos 19 municípios da AMEOSC e soma 58 mil votos para governador
Sérgio Moro é eleito governador do Paraná no primeiro turno com 50,18% dos votos
Flávio Bolsonaro e Lula vão disputar o segundo turno da eleição presidencial
Flávio Bolsonaro recebe 64% dos votos e lidera em toda região da AMEOSC
Veja a votação ao Senado em Itapiranga, São João do Oeste e Tunápolis
Santa Catarina elege Carol de Toni e Carlos Bolsonaro para o Senado
Tarcísio de Freitas é reeleito governador de São Paulo no primeiro turno
Após derrota, João Rodrigues confirma que voltará a disputar governo de SC em 2030