Um novo levantamento realizado pela Serasa Experian, que considerou as 27 unidades federativas do país, revelou que, em julho deste ano, 28% dos produtores rurais brasileiros estavam inadimplentes.
A idade é um fator determinante sobre a negativação no campo e os dados mostram que os trabalhadores rurais que têm mais de 60 anos têm menor inadimplência, enquanto aqueles que têm entre 18 e 25 anos marcaram níveis mais altos.
Em nota, o Serasa Experian, explicou que apesar dos dados, esse número pode ser considerado baixo, pois, quando comparado com toda a população negativada, por exemplo, o índice chegou a 43,7% em julho deste ano, sendo que, além disso, a relação com o estudo feito em março deste ano mostra que o índice permaneceu praticamente estável, com aumento de 1%.
Na análise por região, é possível observar que o Sul registrou o menor nível de negativação, com apenas 15% dos trabalhadores do campo com nome no vermelho. Na sequência aparece o Sudeste com 24,6%, Centro-Oeste com 30,4%, Nordeste com 33,8% e o Norte com 40,1%.
Em relação às unidades federativas, o Amapá tem o maior percentual de produtores rurais inadimplentes. Em contrapartida, o estado de Santa Catarina mostra o cenário mais positivo.
Para o Indicador de Inadimplência do Produtor Rural da Serasa Experian, atualizado em julho de 2023, foram analisados cerca de 10 milhões de perfis de pessoas físicas que têm financiamentos da modalidade rural e/ou agroindustrial no Cadastro Positivo e/ou que sejam donos de propriedades rurais, com Cadastro Ambiental Rural ou Cadastro Federal de Imóveis Rurais distribuídas em todas as 27 unidades federativas do país.
O Censo Agropecuário de 2017 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística identificou 5,1 milhões de estabelecimentos rurais e 15,1 milhões de produtores rurais, dentre os quais 10,1 milhões foram enquadrados como agricultores familiares.
O grupo estudado pode ser considerado, portanto, uma amostra dessa população de produtores rurais.
Os indicadores de inadimplência apresentados consideram todas as dívidas no mercado, ou seja, se um produtor está adimplente com uma revenda ou uma cooperativa, frente ao cartão de crédito ou uma financeira, se tem dívidas vencidas e/ou negativas em qualquer cenário, este é considerado inadimplente até que o débito vencido seja pago.
Adicionalmente, o estudo avalia todos os portes da população agro, do familiar ao grande exportador.
Fonte: Portal Peperi
Mulher é morta de forma violenta em São Lourenço do Oeste
Polícia Federal atende mais de 80 estrangeiros em mutirão de regularização em Itapiranga
Governo passará a fiscalizar fretes em todo o país de forma eletrônica
Flávio Bolsonaro se encontrou pessoalmente com Moraes para pedir prisão domiciliar ao pai
Nova regra do INSS exige biometria e gera alerta entre beneficiários
CDL confirma data e local para a edição do Liquida São Miguel 2026
Novo comandante da PM de Itapiranga reforça programas institucionais
Programa Vereador Mirim começa mobilização nas escolas de Itapiranga
JESC começa na próxima semana em São Miguel do Oeste com cerca de 1.000 atletas