Conforme a coordenadora de captação de doadores do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina, Hemosc Regional de Chapecó, Eliana Ribicki, o horário de atendimento foi reduzido no período de quarentena, mas o centro mantém o recebimento de doações.
De segunda a sexta-feira o atendimento é somente com agendamento das 8h às 16h. Eliana lembra que o Hemosc está controlando o fluxo diário de doadores por tipagem de sangue. Ela pede que os doadores entrem em contato pelo telefone 3700 6410 para agendar a doação.
A coordenadora ressalta que a prioridade são as doações de sangue dos tipos O e A positivo e negativo e B negativo. O e B negativo representam no momento a maior prioridade de doações. Eliana reforça que informações de que o tipo A de sangue seria mais suscetível ao vírus é uma fake news, considerando que muitas pesquisas sobre o vírus ainda estão em andamento.
Doadores que estiveram em estados como São Paulo e Rio de Janeiro, onde tem a transmissão comunitária do vírus, devem esperar 30 dias para fazer uma nova doação. A coordenadora de captação de doadores do Hemosc Regional de Chapecó lembra que estas pessoas também devem ficar em casa, em regime de quarentena.
Eliana Ribicki ressalta que como não é possível saber se a pessoa possui ou não o vírus os demais doadores que estão bem de saúde e não tenham sintomas podem entrar em contato com o Hemosc para agendar a doação.
Ela lembra que o transporte de doadores pelos municípios até o Hemosc está suspenso, conforme determina o decreto estadual.
Segundo a coordenadora, é necessário manter esta forma de doação por agendamento como medida de precaução para garantir os estoques de sangue. Ela reforça que portadores do vírus não podem doar, e por ainda não haver informações suficientes não se sabe se essa pessoa poderá ou não continuar sendo doadora após a pandemia.
Fonte: Portal Peperi
Internacional vence o Botafogo por 3 a 0 e deixa a zona de rebaixamento do Brasileirão
Bombeiros e Polícia Militar atuam em alagamento na SC-305, em Campo Erê
Flávio Bolsonaro e Lula encerram campanha com atos e mobilizações de apoiadores
Incêndio atinge funilaria na Efapi, em Chapecó
Rio transborda e provoca interdição da SC-305 em Campo Erê
Travessia do Rio Uruguai será interrompida neste sábado em Itapiranga
Rio Uruguai inicia elevação e projeção é de 7 metros neste sábado
Caminhonete capota na SC-157 durante forte chuva em São Lourenço do Oeste
Justiça Eleitoral distribui urnas para o segundo turno das Eleições 2026
Havan abre as portas em São Miguel do Oeste
Deslizamento de terra leva à interdição preventiva de residência em Dionísio Cerqueira
Mais de 5,7 milhões de catarinenses estão aptos a votar no segundo turno neste domingo