A Administração Municipal de Guaraciaba comunica que já iniciou o recolhimento de bovinos e equinos mortos no Município, através de uma empresa terceirizada. A informação é do Secretário de Agricultura Carlos Martinotto. Conforme o Secretário esse Programa é com base na Lei Ordinária nº 0033/2025.
Ele explica que o Município de Guaraciaba estará subsidiando 60% do valor do recolhimento de bovinos e equinos mortos – lembrando que só é feita a recolha de animais a partir de 6 meses de idade – e o produtor contribui com apenas 40% do custo, facilitando e incentivando o manejo correto das carcaças desses animais.
Martinotto destaca que quando o produtor rural necessitar desta recolha, ele deve ligar para 49. 3645-2038 ou enviar um WhatsApp para 49 3645-2044. O produtor deverá encaminhar uma documentação, incluindo a foto do animal e o número do brinco. Após isso é agendada a recolha que será feita em até 24 horas, com a emissão do Documento de Transporte de Animal Morto (DTAM).
Outra informação é de que a carcaça deve estar em local de fácil acesso, e é necessário que alguém esteja presente para assinar o documento no momento da recolha. Martinotto menciona ainda que a empresa responsável pelo serviço é a Compoeste. Ela garante a destinação ambientalmente correta dos resíduos e contribui também para a saúde pública e preservação ambiental.
Fonte: Portal Peperi
Final do Regional de Futsal termina empatada em 4 a 4 em São Miguel do Oeste
ACISMO empossa nova diretoria para o biênio 2026/2028
Mãe e filho são presos por agressão contra mulher em frigorífico de São Miguel do Oeste
Itapiranga tem avaliação positiva na recolha de lixo, segundo Diretor
Preço do diesel chega a R$ 8,19 em Chapecó e Procon monitora aumentos
Carlos diz que Bolsonaro está “apagado”, com dificuldade para respirar e sob risco de queda
Fogo em vegetação deixa 10 mil unidades sem luz em Itapiranga
Nova diretoria da ACISMO toma posse nesta sexta com casa cheia
Peperi transmite final do Regional de Futsal Veterano entre São Miguel e São João