O Grupo Adoção SMO - Unidos pelo Coração realizou neste sábado, 22, mais um encontro de apoio a pais adotivos e pretendentes à adoção na Praça Belarmino Annoni, em São Miguel do Oeste. O evento teve como objetivo proporcionar um espaço de acolhimento e troca de experiências entre famílias que já passaram ou estão passando pelo processo de adoção.
De acordo com Mônica Marangão, secretária do grupo, os encontros são fundamentais para orientar e apoiar os pais durante a espera, que pode ser um período de grande ansiedade. "É um momento de acolher, trocar informações e nos apoiarmos mutuamente. A adoção não é um processo simples, e esses encontros ajudam a esclarecer dúvidas e quebrar preconceitos", explicou.
Os encontros acontecem mensalmente, alternando entre reuniões no fórum, com a presença de especialistas, e encontros ao ar livre, proporcionando um ambiente mais leve e descontraído. A programação inclui rodas de conversa e palestras com psicólogos e outros profissionais. No último encontro, por exemplo, a psicóloga Alcione conduziu uma discussão sobre a experiência da parentalidade adotiva.
O grupo é aberto não apenas para quem deseja adotar, mas também para quem já passou pelo processo e para qualquer pessoa interessada em entender mais sobre o tema. Em São Miguel do Oeste, há cerca de 30 casais na fila de adoção, mas nem todos participam ativamente do grupo.
Para Juliana Castagnara, que já adotou uma criança e aguarda uma nova adoção, esses encontros são fundamentais. "É um momento de aprendizado e troca. No nosso caso, a primeira adoção foi um processo de espera de um ano e meio, mas quando chegou, foi tudo muito rápido. Ter um espaço como esse ajuda a se preparar melhor para essa mudança de vida", relatou.
O grupo também conta com o apoio de voluntários, incluindo psicólogos, psicopedagogos e fotógrafos, que ajudam a registrar esses momentos especiais. A iniciativa busca não apenas apoiar os futuros pais, mas também desmistificar mitos e combater preconceitos sobre a adoção.
Fonte: Portal Peperi
Operação contra exploração sexual infantojuvenil cumpre prisão em Concórdia
Idoso morre após cair em tacho de banha fervente no interior de São João do Oeste
Dois jovens são presos por extorsão em Tunápolis
Veículo emplacado em SMO e com registro de furto é recuperado na BR-163
Novo reservatório do Semae terá capacidade para 250 mil litros e deve reforçar abastecimento em São José do Cedro
Homem é preso por furto de chinelos no centro de SMO
Adolescente é apreendido por tráfico de drogas em SMO
Canetas emagrecedoras movimentam até R$ 13,3 bilhões no Brasil
Guaraciaba terá semana de coleta de recicláveis no interior
70% das cartas do Programa Meu Crédito já foram retiradas em Guaraciaba
Justiça libera R$ 2,75 bilhões em atrasados do INSS para mais de 280 mil beneficiários
Alesc aprova licença de Jorginho Mello e Marilisa Boehm assume governo de SC