O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SED), lançou os editais do Programa Universidade Gratuita (UG) e do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior Catarinense (Fumdesc) para o segundo semestre de 2025 nesta segunda-feira, 16. O cronograma, os critérios para cadastramento e requisitos para participar do processo de concessão estão disponíveis no site do programa. A partir de agora, as renovações, as inscrições e concessões serão realizadas antes do início das aulas.
“Estes ajustes fazem parte do aprimoramento do programa Universidade Gratuita. A implantação vem sendo gradativa desde a criação do UG em 2023 e estas alterações buscam garantir que o estudante já conheça sua situação no programa no momento da matrícula facilitando o planejamento e proporcionando mais segurança”, destaca a secretária de Estado da Educação, Luciane Ceretta.
O cronograma de renovações inicia em 7 de julho, às 14h, para o estudante já beneficiado, que terá até 19h do dia 11 de julho para realizar os procedimentos de renovação no sistema da SED e entregar na instituição universitária em que está matriculado os documentos comprobatórios que forem solicitados pela mesma. Haverá um novo período para recadastramento, indicado para realizar correções, do dia 21 de julho ao dia 23 de julho, às 19h.
As inscrições para novos candidatos ao programa estarão disponíveis também a partir do dia 7 de julho, às 14h, com encerramento em 17 de julho, às 19h. Nesse período, o candidato deve realizar o cadastro no sistema da SED e entregar os documentos comprobatórios na universidade.
Em 2025, somando renovações e novos contemplados, a previsão é que o total de beneficiados pelo Universidade Gratuita chegue a cerca de 50 mil estudantes. Até 2026, a expectativa é que o investimento no programa supere R$ 1,2 bilhão, beneficiando até 70 mil estudantes.
Fumdesc
O edital do Fumdesc também foi publicado nesta segunda-feira. Os estudantes já contemplados poderão realizar os procedimentos de renovação no sistema da SED, a partir das 14h do dia 7 julho até 19h do dia 11 de julho, e entregar os documentos necessários na instituição em que estiverem matriculados. O último período de renovação acontecerá de 21 de julho até 23 de julho, às 19h.
As inscrições para novos candidatos acontecem entre os dias 7 de julho, a partir das 14h até o dia 17 de julho, às 19h. Nesse período, o candidato deve realizar o cadastro no sistema e entregar os documentos comprobatórios na instituição universitária em que irá se matricular.
Fonte: Portal Peperi
Assemit terá maior participação no desfile cívico e na 47ª Oktoberfest
Cometa estreia no Catarinense Não-Profissional neste domingo em Palhoça
Retrato Falado resgata trajetória de Noeli Margarida Zucolotto, uma das primeiras professoras de Bandeirante
Curso de locução da Rede Peperi chega ao fim com sete participantes selecionados para integrar atividades da emissora
Peperi Debates discute inclusão e desafios enfrentados por pessoas com deficiência em São Miguel do Oeste
Dia D da Campanha de Multivacinação reforça vacinação em São Miguel do Oeste
Acusado de homicídio é condenado por lesão corporal seguida de morte em Campo Erê
Dança Catarina reúne estudantes e atrai grande público em São Miguel do Oeste
Berço Nacional intensifica preparativos para a 47ª Oktoberfest
Medidas de combate à dengue em Tunápolis mantém casos zerados em 2026
Tunápolis moderniza tratamento de água com novo sistema
São João do Oeste amplia equipamentos agrícolas para uso dos agricultores